VER PARA CRER: A ARTE DE OLHAR E A FILOSOFIA DAS IMAGENS

Autores/as

  • Eduardo Pellejero Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Imagens, Olhar, Pintura, Merleau-Ponty, Didi-Huberman, Rancière

Resumen

Retomada de forma dogmática, a tematização
platónica da pintura projeta sobre a produção e a contemplação
de imagens atributos de irrealidade, irracionalidade e
passividade, fazendo do olhar o oposto de conhecer e o oposto
de atuar, uma aceitação acrítica das aparências, coisa de
crianças. O presente artigo pretende problematizar essa tradição
iconoclasta, colocando em causa os seus pressupostos filosóficos
e explorando a potência das imagens da arte e do olhar crítico.
Dialogando com as obras de Merleau-Ponty, Berger, Damish,
Didi-Huberman, Manguel e Rancière, aspira a mostrar que os
olhares do pintor e do espectador estão longe de deixar-se
reduzir às simplificações platónicas, dando lugar a uma dialética
crítica e criativa que desconhece qualquer distinção entre
aparência e realidade, entre passividade e atividade, e, em
última instância, entre interpretar e transformar o mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BALZAC, Honoré de. A obra prima ignorada; seguido de: Um episódio durante o Terror. Porto Alegre: L&PM, 2013.

BERGER, John, “Pasos em direção a uma pequena teoria do visível”, em Bolsões de resistência, Lisboa, Editorial Gustavo Gilli, 2004.

DAMISCH, Hubert. Entrevista conduzida por Joana Cunha Leal. Revista de História da Arte, UNL, nº 3, Lisboa: Edições Colibri, 2007; p. 7-18.

DAMISCH, Hubert. Huit thèses pour (ou contre ?) une sémiologie de la peinture. In: Macula, nº 2, Paris, 1977, p. 17-23.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ante la imagen. Pregunta formulada a los fines de uma história del arte. Murcia: Cendeac, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Inquietar-se diante de cada imagem. Entrevista realizada por Mathieu Potte-Bonneville & Pierre Zaoui e publicada na revista Vacarme, n°37, do outono de 2006. Disponível em: http://www.vacarme.org/ Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Disponível em: http://flanagens.blogspot.com.br/

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das letras, 2011.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O homem e a comunicação. A prosa do mundo. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1974.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. In: Merleau Ponty. Textos selecionados por Marilena Chauí. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Coleção Os Pensadores).

PLATÃO. A República. 10. ed. Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2005.

RANCIERE, Jacques. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.

ROSENBERG, Harold. Objeto ansioso. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

Publicado

14-07-2015

Cómo citar

PELLEJERO, E. VER PARA CRER: A ARTE DE OLHAR E A FILOSOFIA DAS IMAGENS. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 20, n. 34, p. 303–324, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7547. Acesso em: 21 nov. 2024.