Georges Canguilhem: sobre vida e conhecimento da vida [Georges Canguilhem: on life and knowledge of life]
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2016v23n40ID8871Palabras clave:
Vida, Vivente, Vitalismo, NormatividadeResumen
Tendo como fundamento as obras de Georges Canguilhem, sobretudo a obra O normal e o patológico e os escritos "O pensamento e o vivente" e "O conceito e a vida", este artigo busca analisar o modo como Georges Canguilhem entende as noções de vida e conhecimento de vida, relacionando ambos os conceitos e indicando, nas linhas teóricas do filósofo francês, como é possível conhecimento o sobre a vida e o vivente. O artigo, inicialmente passando pelos conceitos de normal e patológico, buscará situar e fundamentar o conceito de vida enquanto "atividade normativa". Após isso, na segunda parte, buscará expor o tratamento dado por Canguilhem aos problemas relativos ao conhecimento da vida, analisando as questões histórico-filosóficas relacionadas ao problema e, por fim, as descobertas da biologia contemporânea que permitiram a Canguilhem lançar novos caminhos ao tema tratado.
Descargas
Citas
CANGUILHEM, Georges. Études d’histoire et de philosophie des sciences. 7. ed. Paris: J. Vrin, 2002.
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Trad. Maria Thereza R. C. Barrocas. 6. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
CANGUILHEM, Georges. O conhecimento da vida. Trad. Vera Lucia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
FOUCAULT, Michel. La vie: l’expérience et la science. Revue de Métaphysiqye et de Morale. v. 90, n. 1, jan.-mars 1985, p. 3-14.
GOLDHAMMER, Arthur. Georges Canguilhem. In: KRITZMAN, Lawrence. (Ed.). The Columbia History of twentieth-century French thought. New York: Columbia University Press, 2006.
RABINOW, Paul. A vital rationalism. In: DELAPORTE, François. (Ed.). A vital rationalist: selected writings from Georges Canguilhem. New York: Zone Books, 1994.
ROUDINESCO, Elizabeth. Philosophy in turbulent times: Canguilhem, Sartre, Foucault, Althusser, Deleuze, Derrida. New York: Columbia University Press, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termos da licença:
Não Comercial (NC) | Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais. |
Compartilha Igual (SA) | Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original ou menos restritiva. |