DISCORRENDO SOBRE MULHERES E SUAS RELAÇÕES DE GÊNERO

Autores

  • Julliane Tamara de Araújo Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thaiza Teixeira Xavier Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fábia Barbosa de Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Saúde da Mulher.

Resumo

A temática intitulada “Mulher e Suas Relações de Gênero” vem sendo cada vez mais inserida nas agendas sociais, culturais e de saúde, com vistas à inserção da mulher nos diferentes ambientes da comunidade, com foco em um processo contínuo de educação. Nesse sentido, foi promovido um evento científico na cidade de Santa Cruz/RN: I WORKSHOP SOBRE O UNIVERSO FEMININO NA PERSPECTIVA DO GÊNERO em 28 de Novembro de 2016 e foi coordenado pelas docentes Profa Dra Thaiza Teixeira Xavier Nobre e Profa Dra Julliane Tamara de Araújo Melo, ambas professoras da UFRN.

Esse Workshop é um dos produtos referentes ao convênio em parceria com o Ministério da Educação e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que se trata de Programa de Extensão: CONVIVENDO NO UNIVERSO FEMININO NA PERSPECTIVA DE GÊNERO: O FORTALECIMENTO DAS MULHERES DA COMUNIDADE, em que resgata conceitos e pilares importantes da linha de mulheres e relações de gênero, projeto esse coordenado pelas docentes Profa Dra Fábia Barbosa de Andrade; Profa Dra Thaiza Teixeira Xavier Nobre e Profa Dra Julliane Tamara de Araújo Melo.

 O evento buscou oferecer a oportunidade de socializar conceitos, experiências e saberes entre discentes, docentes e profissionais de saúde da educação e assistência social além da participação de outros pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba. As discussões em torno dessa temática vêm fortalecer a construção e implantação da Rede de Escuta e Acolhimento nos serviços de atenção aos usuários na comunidade, fortalecendo pilares de resiliência, respeito, dignidade e partipação social e comunitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Costa AA, Sardenberg CMB. Femininos, feministas e movimentos sociais. In: Brandão MLR, Bingemer MCL. (orgs). Mulher e relações de gênero. São Paulo: Edições Loyola, 81-114, 1994.

Health Empowerment, Rights and Accountability – HERA. Direitos sexuais e reprodutivos: ideias para ação. Hera Secretariat, website. Folder elaborado com base nos conceitos e acordos da CIPD, 1994 e da Conferência Mundial da Mulher, 1995.

Ministério da Saúde (BR). Assistência integral à saúde da mulher. Bases de ação programática. Brasília: Centro de Documentação, 1984.

Mitre SM, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc saúde coletiva, Rio de Janeiro, 13(Supl. 2): 2133-2144, 2008.

Barbiani R, et al. A produção científica sobre acesso no âmbito do Sistema Único de Saúde do Brasil: avanços, limites e desafios. Saúde Soc., São Paulo, 23(3): 855-868, 2014.

Backes DS, Backes MS, Erdmann AL. Promovendo a cidadania por meio do cuidado de enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília, 62(3):430-434, 2009.

Downloads

Publicado

10-04-2018

Como Citar

MELO, J. T. de A.; NOBRE, T. T. X.; ANDRADE, F. B. de. DISCORRENDO SOBRE MULHERES E SUAS RELAÇÕES DE GÊNERO. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 3, n. Supl2, p. 1–14, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13994. Acesso em: 26 abr. 2024.