A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA USUÁRIOS HIPERTENSOS: PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Joel Dácio de Souza Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Alexandre Bezerra Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Ricardo Henrique Vieira Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Maísa Paulino Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Antônio Medeiros Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2018v4n1ID13634

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Hipertensão, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

Introdução: As equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) têm um papel primordial no enfrentamento das doenças crônicas e na busca de melhoria da qualidade de vida, pela transformação social. Objetivos: Este estudo qualitativo buscou analisar as percepções de profissionais da ESF, em um município nordestino, acerca da prática da educação em saúde direcionada aos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS); e apreender as concepções dos sujeitos sobre a importância da Educação Popular em Saúde e da formação de grupos de autocuidado para a promoção de saúde. Métodos: Foi realizado um estudo exploratório do tipo compreensivo-interpretativo, com a construção dos dados a partir de entrevistas abertas e análise temática de conteúdo. Resultados e discussão: Organizamos quatro categorias de análise: a percepção dos profissionais sobre a educação em saúde; as práticas de educação em saúde desenvolvidas para usuários hipertensos; os entraves para o desenvolvimento das ações de educação em saúde; e a formação de grupos de autocuidado para usuários hipertensos. Os achados apontaram que as ações educativas são desenvolvidas nos moldes tradicionalistas, utilizando largamente palestras como ferramenta pedagógica. Constatou-se a necessidade de estímulo ao empoderamento e protagonismo dos usuários, para exercitar uma postura ética, cidadã, motivadora para o controle social e a corresponsabilização. Considerações finais: Recomenda-se que as ações de educação em saúde, aliadas à formação de grupos de para autocuidado, sejam norteadas pelas diretrizes de uma prática pedagógica libertadora, enquanto estratégia para a construção de conhecimento socialmente relevante, ancorada na reflexão, dialogicidade e intervenção crítica em si e no mundo.

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Biografia do Autor

Joel Dácio de Souza Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bacharel e Licenciado em Enfermagem e Mestre em Saúde da Família (RENASF/UFRN)

Alexandre Bezerra Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bacharel e Licenciado em Enfermagem e Mestre em Saúde da Família (RENASF/UFRN)

Ricardo Henrique Vieira Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Dentista da Estratégia Saúde da Família de Nazaré (SMS Natal/RN);

Mestre em Saúde da Família (RENASF/UFRN);

Preceptor do PetgraduaSUS (SMS-Natal/UFRN);

Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde (UFRN);

Facilitador Pedagógico do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS/UFRN).

Maísa Paulino Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Ciências da Saúde e Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UFRN); Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família no Nordeste, da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF).

Antônio Medeiros Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Ciências da Saúde (UFRN); Docente do Departamento de Saúde Coletiva (UFRN); Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família no Nordeste, da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF). 

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

06-07-2018

Como Citar

MAIA, J. D. de S.; SILVA, A. B.; MELO, R. H. V.; RODRIGUES, M. P.; JUNIOR, A. M. A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA USUÁRIOS HIPERTENSOS: PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 81–97, 2018. DOI: 10.21680/2446-7286.2018v4n1ID13634. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13634. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos