MISSÃO E VALORES ORGANIZACIONAIS DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Janmille Valdivino da Silva ? Cirurgiã-dentista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- IFRN.
  • Flávia Christiane de Azevedo Machado Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Saúde Coletiva.
  • Ana Cristina Gondim Filgueira Cirurgiã-dentista do IFRN. Mestre em Saúde Coletiva
  • Gerliene Maria Silva Araújo Cirurgiã-dentista do IFRN. Mestre em Saúde Coletiva
  • Ideíze de Barros Medeiros Técnica de enfermagem do IFRN. Especialista em Ambiente Organizacional, Saúde e Ergonomia.
  • Jullyana Marion Medeiros de Oliveira Técnica de enfermagem do do IFRN. Mestre em enfermagem
  • Sandra Maria Rodrigues Medeiros Cirurgiã-dentista do IFRN. Mestre em Administração
  • Thiago Antônio Raulino do Nascimento Cirurgião-dentista do do IFRN Doutorando em Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2018v4n3ID17285

Palavras-chave:

Organização institucional, Recursos Humanos, Assistência à saúde, Instituição Acadêmica

Resumo

Introdução: Os valores de uma organização permitem predizer o seu funcionamento e o comportamento organizacional dos seus membros. As organizações se mantêm pelos seus produtos elaborados. No caso das organizações de saúde, o produto seria a atenção dispensada ao usuário. Assim, o tipo e qualidade da atenção ofertada estariam relacionados aos valores que orientam à instituição. Objetivo: Avaliar os valores organizacionais que orientam os processos de trabalho nos serviços de saúde dos diversos campi do IFRN no ano de 2014 a partir da percepção dos servidores da assistência estudantil, verificando se os valores organizacionais estão relacionados à perspectiva de trabalho em equipe, atenção pautada no cuidado e gestão participativa. Metodologia: Estudo seccional do tipo avaliação para gestão onde o Inventário de Valores Organizacionais (IVO), questionário constituído por 36 valores distribuídos em três dimensões bipolares: autonomia x conservadorismo, hierarquia x igualitarismo e domínio x harmonia, foi respondido por 41 servidores da assistência à saúde do IFRN, selecionados por conveniência, de um universo de 104 servidores. Foram realizadas as frequências absolutas e relativas e as medidas de tendência central das variáveis, bem como teste de diferença de média (t student pareado) entre as dimensões bipolares. Resultados: Dentre os valores organizacionais, o conservadorismo e a hierarquia são os mais relevantes vivenciados na vida organizacional do IFRN. O perfil axiológico do IFRN revela uma instituição mais centrada em si mesma do que na valorização dos seus membros. Conclusão: Ainda são necessários mecanismos para disseminar valores que promovam o alcance dos objetivos e metas pretendidos pela instituição e que esses sejam reconhecidos por todos que compõem a instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2019

Como Citar

SILVA, J. V. da; MACHADO, F. C. de A.; FILGUEIRA, A. C. G.; ARAÚJO, G. M. S.; MEDEIROS, I. de B.; OLIVEIRA, J. M. M. de; MEDEIROS, S. M. R.; NASCIMENTO, T. A. R. do. MISSÃO E VALORES ORGANIZACIONAIS DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 3–16, 2019. DOI: 10.21680/2446-7286.2018v4n3ID17285. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/17285. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos