DESAFIOS E ADAPTAÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Ruan Kaio Silva Nunes Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Gabrielle Augustha dos Santos Maciel Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Elisabeth Barth Almeida Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Mariana Reiser Guedes Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Rosana Henn Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Resumo


Introdução: A crise pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) tem impactado diversos setores, dentre eles o da educação superior, pois as atividades realizadas dentro da universidade estão, desde março de 2020, sendo remanejadas e readaptadas para o modelo on-line, dentre elas a extensão universitária. Objetivo: O presente artigo temobjetivo d um projeto de extensão universitária desenvolvido para estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis e que migrou suas atividades para o ambiente virtual, mostrando como foram os desafios e adaptações nesse novo cenário global. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. As atividades adaptadas à nova realidade que serão aqui mencionadas ocorreram no primeiro semestre de 2020, iniciando no mês de maio e finalizando em julho. As postagens para as redes sociais Facebook® e Instagram® foram realizadas uma vez por semana, por dois acadêmicos do curso de Nutrição e bolsistas do projeto, tendo sempre o auxílio das professoras responsáveis.  Resultados: A utilização das redes sociais Facebook® e Instagram® ajudaram nosso projeto a desempenhar suas atividades de forma remota e obter um alcance maior de pessoas beneficiadas com as publicações. Conclusão: Apesar das dificuldades iniciais de planejamento de cronograma, temas abordados e o alcance do público alvo, conseguimos reestruturar bem o projeto ao novo formato e nos surpreendemos com o alcance das publicações e a capacidade de influenciar positivamente as vidas das pessoas, buscando trazer assuntos pertinentes e com embasamento científico, para assim, mesmo que remotamente, tentar melhorar do bem-estar da população.  

Palavras-Chave:  Relações Comunidade-Instituição, Pandemias, Prevenção de Doenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruan Kaio Silva Nunes, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Acadêmico e extensionista do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Gabrielle Augustha dos Santos Maciel, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Acadêmica e extensionista do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Elisabeth Barth Almeida, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Nutricionista, Mestre em Turismo e Hotelaria, Docente, extensionista e pesquisadora do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI .

Mariana Reiser Guedes , Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestranda em Saúde e Gestão do Trabalho pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Docente e extensionista do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. 

Rosana Henn, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Nutricionista, Mestre em Ciência dos Alimentos, Docente, extensionista e pesquisadora do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. 

Publicado
16-01-2021
Como Citar
NUNES, R. K. S.; MACIEL, G. A. DOS S.; ALMEIDA, E. B.; GUEDES , M. R.; HENN, R. DESAFIOS E ADAPTAÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ciência Plural, v. 7, n. 1, p. 211-223, 16 jan. 2021.
Seção
Relato de experiência