PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIA APLICADA À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.18816/r-bits.v1i9.17365Resumo
A formação de profissionais, na área da saúde, gera significativas transformações nos processos de trabalho e consequente impacto na qualidade dos serviços prestados. Pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), desenvolveram o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS), com a finalidade de aliar formação de qualidade e em larga escala aos profissionais do SUS. Nesse contexto, surge um grande desafio que é a preparação de profissionais para elaboração de conteúdo para educação mediada por tecnologia. Neste estudo, investigou-se as dificuldades enfrentadas por conteudistas do AVASUS no processo de elaboração dos módulos para a educação em saúde mediada por tecnologia, a fim de obter subsídios para futuras proposições pedagógicas relacionadas à formação desses conteudistas. A metodologia de pesquisa utilizada teve uma abordagem quali-qualitativa, a partir da aplicação de questionário de múltipla escolha, grupo focal e, finalmente, entrevistas individuais junto aos conteudistas com módulos finalizados, coordenadores de programa e servidores técnicos ligados ao processo de produção dos módulos. Assim, o levantamento realizado partiu de olhares diferentes, na perspectiva de identificação das necessidades, operacionais e pedagógicas, dos partícipes do processo, apurando resultados importantes, genuínos e inusitados. O estudo evidenciou que, 81% do público pesquisado nunca teve experiência na produção de material didático para EaD, em muitos casos, a maior dificuldade é escrever o material usando uma linguagem dialógica. Dessa maneira, propomos o desenvolvimento futuro de uma solução pedagógica eficaz para subsidiar aos conteudistas, oferecendo-lhes maior aporte para produzir material didático com dialogicidade e qualidade.