PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIA APLICADA À SAÚDE

  • Erivaldo da Silva Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-8684-8314
  • Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Aline Pinho Dias Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A formação de profissionais, na área da saúde, gera significativas transformações nos processos de trabalho e consequente impacto na qualidade dos serviços prestados. Pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), desenvolveram o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS), com a finalidade de aliar formação de qualidade e em larga escala aos profissionais do SUS. Nesse contexto, surge um grande desafio que é a preparação de profissionais para elaboração de conteúdo para educação mediada por tecnologia. Neste estudo, investigou-se as dificuldades enfrentadas por conteudistas do AVASUS no processo de elaboração dos módulos para a educação em saúde mediada por tecnologia, a fim de obter subsídios para futuras proposições pedagógicas relacionadas à formação desses conteudistas. A metodologia de pesquisa utilizada teve uma abordagem quali-qualitativa, a partir da aplicação de questionário de múltipla escolha, grupo focal e, finalmente, entrevistas individuais junto aos conteudistas com módulos finalizados, coordenadores de programa e servidores técnicos ligados ao processo de produção dos módulos. Assim, o levantamento realizado partiu de olhares diferentes, na perspectiva de identificação das necessidades, operacionais e pedagógicas, dos partícipes do processo, apurando resultados importantes, genuínos e inusitados. O estudo evidenciou que, 81% do público pesquisado nunca teve experiência na produção de material didático para EaD, em muitos casos, a maior dificuldade é escrever o material usando uma linguagem dialógica. Dessa maneira, propomos o desenvolvimento futuro de uma solução pedagógica eficaz para subsidiar aos conteudistas, oferecendo-lhes maior aporte para produzir material didático com dialogicidade e qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivaldo da Silva Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pedagogo. Acadêmico do Mestrado de Inovação em Tecnologias Educacionais (IMD - UFRN). Especialização em Ensino e Aprendizagem pela FACISA. Aperfeiçoamento em Mídias em Educação pela UERN. Pedagogo, Coordenador do Comitê Permanente de Desenvolvimento de Pessoas e Vice-coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Pedagoga. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (UFRN). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Professora do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (IMD - UFRN).

Aline Pinho Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Filosofia da Linguagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e Membro do International Council for Open and Distance Education (ICDE).

Publicado
30-07-2019
Como Citar
Santos, E. da S., Burlamaqui, A. A. R. S. da S., & Dias, A. P. (2019). PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIA APLICADA À SAÚDE. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 9(1), 13. https://doi.org/10.18816/r-bits.v1i9.17365
Seção
Artigos Premiados