SISTEMA DEDICADO PARA VIGILÂNCIA EM SAÚDE:

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • JOAO HENRIQUE VIEIRA DA SILVA NETO UFRN
  • Karilany Coutinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ricardo Valentim Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Custódio Guerra Neto
  • Pablo Cardoso Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (UFRN)
  • Andréa Melo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (UFRN)
  • Maíra Sidrim Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (UFRN)

Resumo

No Brasil, a vigilância em saúde enfrenta um grave problema relacionado à fragmentação das bases de dados existentes no Ministério da Saúde, o que dificulta a avaliação e o monitoramento dos agravos epidemiológicos no país. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi elucidar os aspectos teóricos que envolvem o tema tecnologias para apoio à vigilância em saúde para testar a seguinte hipótese: desenvolver uma solução tecnológica capaz de integrar todos os SIS em um único ambiente é uma estratégia adequada para mitigar o referido problema. Assim, foi realizada uma revisão de literatura acerca de assuntos como vigilância em saúde, sistemas de informação na saúde, sala de situação em saúde, tecnologias de monitoramento para a vigilância e Sífilis. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio da busca das palavras chave de cada tema nas bibliotecas do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde. Com base nos resultados da revisão de literatura, este artigo confirmou a hipótese, constatando que o desenvolvimento de um sistema dedicado à sala de situação de vigilância é uma solução adequada para o problema em questão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karilany Coutinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta da UFRN lotada no Departamento de Engenharia Biomédica. Atua também como professora colaboradora no Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN. Professora Permanente Programa de Pós-graduação em Gestão e Inovação em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Ricardo Valentim , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação (UFRN). Professor Associado da UFRN no Departamento de Engenharia Biomédica. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação e do Programa de Pós-graduação em Gestão e Inovação em Saúde. Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação na Secretaria de Educação a Distância (UFRN). Diretor Executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN.

Custódio Guerra Neto

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Odontologia (UFRN) e Mestrado em Engenharia Mecânica (UFRN). Professor Associado da UFRN e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Gestão e Inovação em Saúde (UFRN). Pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS-UFRN).

Pablo Cardoso, Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (UFRN)

Bacharel em Engenharia de Computação e Automação Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi bolsista de iniciação científica de 2011 à 2016, desenvolvendo pesquisa no ramo da inteligência artificial aplicada a área da saúde. Desde 2012 atua no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (UFRN). Tem experiência nas áreas de visão computacional, eletrônica, programação e infraestrutura de

Andréa Melo, Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (UFRN)

Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Tecnóloga em Materiais pelo IFRN. Professora extra-quadro da Escola Agrícola de Jundiaí (UFRN) e CEPEP Escola Técnica. Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (UFRN). Possui experiência como Instrutora de Educação e Tecnologias e com desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Engenharia de Materiais e Mineração.

Maíra Sidrim, Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (UFRN)

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Engenharia de Produção pela Faculdade Boa Viagem. Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (UFRN) desde 2016. Experiência nas áreas de Gestão de Processos, Gestão de Qualidade e Produção de Recursos Educacionais para Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Publicado
04-12-2020
Como Citar
SILVA NETO, J. H. V. D., Coutinho, K., Valentim , R., Guerra Neto, C., Cardoso, P., Melo, A., & Sidrim, M. (2020). SISTEMA DEDICADO PARA VIGILÂNCIA EM SAÚDE: . Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 10(1), 17. https://doi.org/10.18816/r-bits.v10i1.19256
Seção
Artigos