GESTÃO DA QUALIDADE EM UM SETOR DE RADIOLOGIA HOSPITALAR: UM ESTUDO NO CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM (SANTA CATARINA)

Autores

  • Jamerson Viegas Queiroz
  • Julliana Ribeiro da Cunha da Rosa
  • Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz
  • Hélio Roberto Hékis
  • Flávia Barbosa Pereira

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v4i4.1492

Palavras-chave:

QUALIDADE, RADIOLOGIA, HOSPITAL

Resumo

A preocupaçáo dos administradores de hospitais e clínicas com a qualidade na prestaçáo de serviços de saúde é crescente. O aumento da concorrência, as inovações tecnológicas, a disseminaçáo da informaçáo e uma maior exigência dos clientes levaram as empresas da área de saúde, a dedicarem maior atençáo à qualidade dos serviços. O acesso universal a informaçáo mudou a atitude do paciente este passou a chamar-se cliente, e por sua vez passou a ser mais exigente nas suas escolhas. O cliente de hoje quer entender, opinar, interagir e se possível escolher o melhor caminho diante das várias opções disponíveis no mercado. Este trabalho tem como objetivo identificar os problemas mais comuns no setor de Radiologia Hospitalar e as situações rotineiras que prejudicam a gestáo do setor e afetam a qualidade dos serviços prestados a fim de propor melhorias. Esta pesquisa utilizou os seguintes procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa descritiva e o estudo de caso. A unidade analisada foi o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Sáo José (Criciúma – SC), onde 33 funcionários foi entrevistadados por meio de um questionário.  Os critérios relevantes que afetam a gestáo da qualidade e que devem ser solucionados buscando a satisfaçáo dos cliente se referem à acomodaçáo dos pacientes, a organizaçáo do ambiente, a aparência das instalações físicas e equipamentos, as condições de trabalho, a higiene do ambiente, a capacitaçáo dos funcionários para desempenharem suas funções e a valorizaçáo do funcionário dentro do hospital. Em relaçáo às situações rotineiras que prejudicam a gestáo do setor de radiologia e afetam a qualidade dos serviços prestados foram identificados o fato de o setor reunir no mesmo espaço pacientes internos (hospitalizados) e externos (que vieram apenas fazer um exame), a reclamaçáo dos pacientes, a sobrecarga de trabalho, as dificuldades para se encontrar os exames, a demora no atendimento, a existência de pacientes despreparados para o exame, o desperdício de materiais, a repetiçáo de exames e a perda dos mesmos. Concluí-se que um projeto de melhoria deve ser implantado contemplando as seguintes ações: Reforma na infra-estrutura para melhorar a aparência das instalações; investir na capacitaçáo e treinamento dos funcionários; investir na comunicaçáo com os pacientes; implantar de um programa de qualidade total e mapeamento dos processos e fortalecer a comunicaçáo entre CDI e os demais  setores geradores dos pedidos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

18-09-2011

Como Citar

Queiroz, J. V., Rosa, J. R. da C. da, Queiroz, F. C. B. P., Hékis, H. R., & Pereira, F. B. (2011). GESTÃO DA QUALIDADE EM UM SETOR DE RADIOLOGIA HOSPITALAR: UM ESTUDO NO CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM (SANTA CATARINA). Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 4(4), 1–13. https://doi.org/10.18816/r-bits.v4i4.1492

Edição

Seção

Artigos Premiados