ESTUDO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE APURAÇÃO DE CUSTOS NO CENTRO DE PESQUISAS ONCOLÓGICAS - CEPON

Autores

  • MARISTELA ZARDO Administradora no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON)
  • Helio Roberto Hekis Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Departamento de Engenharia de Produção - DEP

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v3i2.3628

Resumo

O trabalho tem como objetivo realizar um estudo para a implementação de um sistema de apuração de custos no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON). Para a realização do estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentar e ilustrar o tema proposto, bem como, o método exploratório descritivo para reconhecer a situação da instituição e identificar um sistema de apuração adequado à realidade da organização estudada. A apuração de custos em organizações hospitalares justifica-se pelo aumento na demanda de clientes, o crescimento dos gastos na área da saúde e as limitações decorrentes de orçamentos limitados, onde as organizações necessitam adotar um sistema que forneça informações úteis referentes a custos. Um sistema de apuração de custos pode trazer aos gestores hospitalares informações relevantes ao planejamento, controle e tomada de decisão com vistas à otimização de recursos e manutenção da qualidade no atendimento ao paciente. Como resultados alcançados foram apresentados os principais métodos adotados para a implementação de um sistema de gestão de custos hospitalares que são o custeio direto, custeio por absorção, com apropriação por centro de custos, e o custeio baseado em atividades (ABC). Depende de cada hospital identificar qual o método mais adequado a sua estrutura organizacional. Em relação às considerações finais verificou-se que a implementação de um sistema de apuração de custos hospitalares proporcionará ao CEPON importantes informações gerenciais. No atual contexto organizacional, identificou-se que o recomendável é o método de custeio por absorção, por ser o mais tradicional e que demanda menores investimentos para sua implementação.

Palavras-chave: Organizações hospitalares, apuração de custos, custeio por absorção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARISTELA ZARDO, Administradora no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON)

Graduada em Administração pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina - FESSC (2007).

Especialista em Gestão em Saúde Pública pela Faculdade Bagozzi do Paraná (2010).

Administradora no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON).

Helio Roberto Hekis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Departamento de Engenharia de Produção - DEP

Pesquisador de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível A

 

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas

Mestre em Estratégia

Contador e Auditor

Departamento de Engenharia de Produçáo - Aréa de concentraçáo - Gestáo do Conhecimento Organizacional

Referências

ABBAS, K. Gestão de custos em organizações hospitalares. Florianópolis, 2001. 155 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.

ARTMANN, Elizabeth and URIBE RIVERA, Francisco Javier. A démarche stratégique (gestão estratégica hospitalar): um instrumento de coordenação da prática hospitalar baseado nos custos de oportunidade e na solidariedade. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 479-499. ISSN 1413-8123. Disponível em: www.scielo.org/php/index.php. Acesso em: ago. 2010.

BITTENCOURT, O. N. da S. O emprego do método de custeio baseado em atividades: Activity-Based Costing (ABC): como instrumento de apoio à decisão na área hospitalar. Porto Alegre, 1999. 205 p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: Acesso em: 1 abr. 2007.

BRUNI, A. L; FAMÁ, R. Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP 12C e excel. São Paulo: Atlas, 2002.

CALLADO, A. A. C; CALLADO, A. L.C. Custo na Tomada de Decisões em Empresas Rurais. IN: Congresso Brasileiro de Gestão Estratégica de Custos, V., Fortaleza, 1998. Anais. Sebrae/CE, v.1.

CAMACHO, Reinaldo Rodrigues and ROCHA, Welington. Custeio-alvo em serviços hospitalares um estudo sob o enfoque da gestão estratégica de custos. Rev. contab. finanç. [online]. 2008, vol.19, n.47, pp. 19-30. ISSN 1808-057X. Disponível em: www.scielo.org/php/index.php. Acesso em: ago. 2010.

CARDOSO, J. G. Modelos de gestão em organizações hospitalares. 2006. 67 f. Apostila - (Curso de pós-graduação em administração hospitalar e empreendimentos de saúde: ênfase em organizações públicas) - Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

CECÍLIO, L. C. de O. A modernização dos hospitais públicos: o difícil exercício da mudanças. Revista de administração pública. Rio de Janeiro, v.31, n. 3, p. 36-47, maio/jun. 1997.

CEPON. Relatório de gestão 1999-2002. Florianópolis: CEPON, 2003.

______. Relatório estatístico trimestral: outubro a dezembro 2005. Florianópolis: CEPON, 2006.

CHING, H. Y. Gestão baseada em custeio por atividades: activity based management. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

CRC/SP (CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE ESTADO DE SÃO PAULO). Custo como ferramenta gerencial - 8. São Paulo: Atlas, 1995.

FAHECE. Fundação de apoio ao HEMOSC e CEPON. Serviço de Oncologia CEPON. Disponível em: < http://www.fahece.org.br> Acesso em: 23 mar. 2012.

FERNANDES, L. O. Custo hospitalar. São Paulo: LN Impressos Padronizados, 1993.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

LEONE, George Sebastião Guerra. Custos: um enfoque administrativo. 9. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1992.

_________________. Curso de contabilidade de custos. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MARTINS, D. Gestão financeira de hospitais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, V. F. Desenvolvimento de modelo de resultados em serviços hospitalares com base na comparação entre receitas e custos das atividades associadas aos serviços. Florianópolis, 2002. 117p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, UFSC, 2002. Disponível em: <http://www.teses.eps.ufsc.br> Acesso em: 30 mar. 2007.

MATOS, A. J. Gestão de custos hospitalares: técnicas, análise e tomada de decisão. 2. ed. São Paulo: STS, 2002.

MOURA, H. da S. O custeio por absorção e o custeio variável: qual seria o melhor método a ser adotado pela empresa? Sitientibus. Feira de Santana, n. 32, p. 129-142, jan./jun. 2005. Disponível em: Acesso em: 01 abr. 2007.

NUNES, J. M; INFANTE, Maria. Administração de recursos financeiros e orçamentários. In GESTHOS (Gestão Hospitalar). Módulo III: gestão de recursos nas organizações de saúde. Brasília: Editora MS, 2002.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

PASOLD, C. L. Prática da Pesquisa Jurídica: ideias e ferramentas úteis para o pesquisador do direito. 7. ed. Florianópolis: OAB/SC, 2002.

RAIMUNDINI, L; et al. Aplicabilidade do custeio baseado em atividades e análise de custos em hospitais públicos. Revista de administração. São Paulo, v. 41, n.4, p. 453-465, out./nov./dez, 2006.

ROCHA, Welington. Da contabilidade de custos à gestão estratégica de custos. Rev. contab. finanç. [online]. 2007, vol.18, n.43, pp. 7-7. ISSN 1808-057X. Disponível em: www.scielo.org/php/index.php. Acesso em: ago. 2010.

ROSA, P. R. da; SANTOS, C. H. S. Gestão de custos num hospital de Santa Cruz do Sul: RS. Contabilidade Vista & Revista. Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 67-83, ago. 2003.

Downloads

Publicado

05-09-2013

Como Citar

ZARDO, M., & Hekis, H. R. (2013). ESTUDO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE APURAÇÃO DE CUSTOS NO CENTRO DE PESQUISAS ONCOLÓGICAS - CEPON. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 3(2). https://doi.org/10.18816/r-bits.v3i2.3628

Edição

Seção

Artigos Originais