METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS POR PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE: SCOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.18816/r-bits.v10i3.22182Resumo
Os preceptores das Residências Multiprofissionais em Saúde são desafiados a utilizarem as estratégias de ensino e aprendizagem mais didáticas e se distanciar da perspectiva tradicional, como é o caso das metodologias ativas. O objetivo deste estudo é identificar e mapear o uso de metodologias ativas pelos preceptores nas Residências Multiprofissionais em Saúde. Trata-se de scoping review que incluiu artigos, teses e dissertações, identificados a partir de 12 bases de dados. A análise se deu por estatística descritiva simples. A amostra final constituiu-se de 10 pesquisas, com predominância de dissertações (50%). Observou-se publicação ascendente ao longo do tempo, com predominância de estudos no Brasil (90%) e da área de Enfermagem (30%). Foi identificado o uso de 14 metodologias ativas, com destaque para Tenda invertida (3), Projeto Terapêutico Singular (3), Roda de núcleo (2), Roda de campo (2) e Educação interprofissional (2). As metodologias ativas de ensino têm sido utilizadas pelos preceptores nas Residências Multiprofissionais de Saúde como método de ensino para promover um processo de ensino-aprendizagem ativo e colaborativo dos profissionais em saúde.