ATELIÊ DO SORRISO: A ARTE DE ENSINAR E APRENDER EM ODONTOLOGIA

Autores

  • Raul Elton Araújo Borges UFRN
  • Maurília Raquel de Souto Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Iris do Céu Clara Costa UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v4i2.4486

Resumo

Introdução: A extensão universitária tem como função aproximar o mundo acadêmico da sociedade. Desse modo, o projeto de extensão Ateliê do Sorriso, criado desde 2005, tem proporcionado essa aproximação entre a população e o Departamento de Odontologia, sempre agregando conhecimento aos diversos grupos nos quais tem atuado, além de proporcionar aos alunos participantes o desenvolvimento de uma prática humanizada em saúde. Objetivo: Conhecer a opinião de participantes e ex-participantes do Ateliê do Sorriso sobre a contribuição do projeto na sua formação acadêmica. Metodologia: Foi realizada uma entrevista com todos esses alunos para verificar o seu nível de satisfação e participação, bem como a descrição dos sentimentos que desenvolveram durante sua permanência no projeto. Resultados: A entrevista demonstrou que os alunos encontram-se satisfeitos com o projeto, e que o consideram importante para sua formação acadêmica. Eles descrevem que ao mesmo tempo em que estimula o caráter educador do aluno de odontologia, contribui para uma formação multidisciplinar do cirurgião dentista de acordo com as novas diretrizes curriculares e novo perfil exigido desse profissional, de promotor de saúde e educador para além dos critérios técnicos. Conclusão: A partir dos resultados pode se dizer que o Ateliê do Sorriso aproxima a odontologia da população, proporcionando o entendimento prático do processo saúde-doença e do contexto social em que está inserida, possibilitando interação e troca de conhecimento entre alunos, de períodos diferentes do curso, além da vivência com diversas realidades socioculturais, desenvolvendo a sensibilidade social, fundamental na formação de um profissional da saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Elton Araújo Borges, UFRN

Aluno do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maurília Raquel de Souto Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Aluna do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Iris do Céu Clara Costa, UFRN

Doutora em Odontologia Preventiva e Social-UNESP-Araçatuba-SP, Pós Doutora em Psicologia Social pela Universidade Aberta de Lisboa-PT. Coordenadora do Projeto de Extensão Ateliê do Sorriso. Profa do Departamento de Odontologia da UFRN. E-mail. 

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229p.

BRASIL. Secretaria de Educação Superior. Plano Nacional de Extensão. Brasília, DF, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu>. Acesso em : 15 de out de 2013

COSTA, I. C. C. et al. Ateliê do sorriso: espaço de troca de saberes e vivências compartilhadas. Extensão e Sociedade, v. 1, n. 5, p. 15-28, 2012.

COSTA, I. C. C. et al. Integração universidade-comunidade: análise das atividades extra-murais em odontologia nas universidades brasileiras. Rev. Cons. Reg. Odontol. Minas Gerais, v. 3, n. 6, p. 146-53, 2000.

COSTA, I. C. C.; ARAÚJO, M. N. T. Definição do perfil de competências em saúde coletiva a partir da experiência de cirurgiões-dentistas. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), v. 16, p. 1181-1189, 2011.

EINSFELD, L. et al. A extensão universitária enquanto ferramenta para formação de um novo perfil de profissional farmacêutica. Em Extensão, Uberlândia, v. 8, n. 2, p. 23 - 32, ago./dez., 2009.

GALASSI, M. A. S. et al. Atividades extramuros como estratégia viável no processo ensino-aprendizagem. Revista da ABENO, v. 6, n. 1, p. 66-69, 2006.

LACERDA, D. A. L.; RIBEIRO, K. S. Q. S. A história de uma experiência da fisioterapia em um projeto de extensão comunitária. In: LACERDA, D. A. L.; RIBEIRO, K. S. Q. S (Org.). Fisioterapia na comunidade: uma experiência na atenção básica. João Pessoa: UFPB, 2006. p. 91-108.

LAZZARIN, H. C. O papel do professor no processo ensino-aprendizagem: percepção de professores e alunos de odontologia. 147 f. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005.

MEDEIROS JÚNIOR, A. et al. Experiência extramural em hospital público e a promoção da saúde bucal coletiva. Rev. Saúde Pública, v. 39, n. 2, p. 305-310, 2005.

MOIMAZ, S. A. S. et al. Serviço extramuro odontológico: impacto na formação profissional. Pesq. Bras. Odontoped. Clin. Integr., João Pessoa, v. 4, n. 1, p. 53-57, jan./abr., 2004.

MOREIRA, S. G.; HANH, M. A. S. Considerações sobre trabalho educativo-preventivo a nível comunitário. Rev. Fac. Odontol. Porto Alegre, v. 1, n. 33, p. 26-7, 1992.

MOURA, L. F. A. D. et al. Impacto de um projeto de extensão universitária na formação profissional de egressos de uma universidade pública. Rev. Odontol. UNESP, v. 41, n. 6, p. 348-352, 2012.

RIBEIRO, K. S. Q. S. A experiência na extensão popular e a formação acadêmica em Fisioterapia. Cad. Cedes, Campinas, v. 29, n. 79, p. 335-346, set./dez., 2009.

SILVA, A. A. S. O programa UFBA em campo – ACC: sua contribuição na formação do estudante. Rev. Faced, Salvador, n. 13, p. 83-102, 2004.

SILVA, M. S., VASCONCELOS, S. D. Extensão universitária e formação profissional: avaliação da experiência das ciências biológicas na Universidade Federal de Pernambuco. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 33, jan./abr., 2006.

WERNECK, M. A. F.; LUCAS, S. D. Estágio supervisionado em odontologia: uma experiência da integração ensino/serviço de saúde bucal. Arq. Centro Estud. Fac. Odontol. Minas Gerais, v. 2, n. 32, p. 95-108, 1996.

Downloads

Publicado

26-06-2014

Como Citar

Araújo Borges, R. E., Medeiros, M. R. de S., & Costa, I. do C. C. (2014). ATELIÊ DO SORRISO: A ARTE DE ENSINAR E APRENDER EM ODONTOLOGIA. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 4(2). https://doi.org/10.18816/r-bits.v4i2.4486

Edição

Seção

Artigos Originais