PERFIL DO MANUSEIO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PELO ESTUDANTE DE MEDICINA E SUA INTERFACE PARA O APRENDIZADO EM SAÚDE.
DOI:
https://doi.org/10.18816/r-bits.v4i1.4549Resumo
Durante as últimas décadas, o mundo vem passando por um desenvolvimento técnico-científico intenso e crescente, com surgimento de inúmeras tecnologias que impactam não somente no modo de operação das indústrias, mas que também levam a mudanças de estratégias em várias áreas como comércio, serviços, educação e saúde. A inserção destes recursos é uma realidade inovadora e promissora no âmbito da educação, de modo a ser uma forma complementar no processo ensino-aprendizagem. Para avaliar o uso dessas tecnologias no cotidiano do estudante, foi realizado um estudo descritivo com 102 estudantes do 2º ao 6º ano da graduação de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, os quais foram orientados a responder um questionário virtual sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no auxílio ao seu aprendizado. A média de idade dos estudantes foi de 22,9±2,2 anos, com predomínio do sexo masculino (52%). 85% dos participantes possuem dispositivos móveis com acesso a internet. O Facebook foi a mídia social mais acessa (88,2%), seguida pelo WhatsApp (69,6%) e Instagram (36,3%). Foram encontrados valores expressivos relacionados ao uso de TICs no ambiente acadêmico, sendo computadores e dispositivos móveis (celulares, Tablets, computadores portáteis) praticamente indispensáveis durante sua rotina. As principais ferramentas que auxiliam o aprendizado foram as páginas da Web (65,7%), Google drive® (55,9%) e Dropbox®, (54,9%). A Telemedicina foi a ferramenta menos utilizada para o aprendizado (27,5%). Em suma, as TICs são utilizadas de forma cotidiana e frequente pelo estudante de Medicina. A inserção criteriosa das TICs no processo de ensino-aprendizagem parece ser uma estratégia inovadora e interessante como facilitadora da educação permanente, tomada de decisões, atualização do conhecimento, aproximando o estudante dos assuntos médicos de forma rápida, segura, interativa e diversificada para melhoria da formação em saúde.Downloads
Referências
RODRIGUEZ, M. N. La enseñanza de las ciencias de la información en el currículum de los estudiantes de medicina y de otras especialidades afines. ACIMED, Cidade de Havana, v. 13, n. 6, dez. 2005. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1024-94352005000600005&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 27 de out. 2013.
ELLAWAY, R, MASTERS K. AMEE Guide 32: e-Learning in medical education. Part 1: Learning, teaching and assessment. Medical Teacher; v. 30, n. 5, p. 455-73, Jun, 2008.
CAVALCANTE, M. T. L.; VASCONCELLOS, M. M. Tecnologia de informação para a educação na saúde: duas revisões e uma proposta. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, jun. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232007000300011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 out. 2013.
STRUCHINER M., et al. Novas tecnologias de informação e educação em saúde diante da revolução comunicacional e informacional. In: MINAYO MCS; COIMBRA CEAJ, (Org.). Críticas e atuantes: Ciências sociais e humanas em saúde na América Latina. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.
SILVA, A. X. G. S. et al. Development and use of a digital tool for teaching Morphological Sciences. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 67-80, nov. 2012.
GRAY, K., ANNABELL, L., KENNEDY, G. Medical students’ use of Facebook to support learning: Insights from four case studies. Medical Teacher, v. 32, p. 971-976, 2010.
LEITE, M. T. M., CARLINI, A. L., RAMOS, M. P., SIGULEM, D. Educação médica continuada online: potencial e desafios no cenário brasileiro. Revista Brasileira de Educação Médica. São Paulo, v. 34, v. 1, p. 141-149, 2010.
SHURTZ, S., VON ISENBURG, M. Exploring e-readers to support clinical medical education: two case series. The Journal of Medical Library Association 99 (02). Abril, 2011.
PRGOMET, M; GEORGIOU, A; WESTBROOK J. I. The impact of mobile handheld technology on hospital physicians’ work practices and patient care: a systematic review. Journal of the American Medical Informatics Association. Nov/Dec;16(6):792–801, 2009.
GREGOR KENNEDY, KATHLEEN GRAY & JUSTIN TSE. ‘Net Generation’ medical students: technological experiences of pre-clinical and clinical students. Medical Teacher; 30: 10–16, 2008.
SILVA, J.L.R, TOURINHO, F.S.V., BARROS, D.M.S., DINIZ JÚNIOR, J., CORTEZ, L.R. Uma visão da relação do Teletrabalho e da Teleconsultoria no âmbito da Telessaúde no estado do Rio Grande do norte. Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde; v. 3, n. 1, p. 62-64, 2013.
MASTERS K, ELLAWAY, R. AMEE Guide 32: e-Learning in medical education. Part 2: Technology, management and design. Medical Teacher; v. 30, n. 5, p. 455-73, Jun, 2008.