A VOZ DOS TRABALHADORES SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE
DOI:
https://doi.org/10.18816/r-bits.v4i4.5896Resumo
Este estudo relata a percepção dos trabalhadores de um hospital de grande porte, localizado na cidade de Natal/RN, acerca do processo de gestão participativa implantado após a adoção de arranjos e dispositivos institucionais propostos pela Política Nacional de Humanização. Trata-se de um Estudo de Caso realizado em 2012, com 24 trabalhadores que vivenciaram o cotidiano desse serviço. Utilizou-se a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. O material transcrito foi submetido ao software Alceste, produzindo uma análise lexicográfica. Identificaram-se os núcleos de sentidos e os significados expressos nas falas, usando-se como suporte a análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). Apreenderam-se as categorias percepção sobre gestão participativa; mudanças percebidas com a gestão participativa e percepção das dificuldades e desafios da gestão participativa. Os resultados mostraram corresponsabilização dos profissionais com a gestão; melhorias no processo de trabalho; efetivação da Política de Educação Permanente; melhoria dos indicadores hospitalares; criação de Unidades Funcionais, refletindo na humanização das ações; constituição de colegiados gestores e criação de ouvidoria. As dificuldades relacionam-se ao pouco apoio da gestão estadual e a fragmentação da rede de serviços de saúde. Concluiu-se que houve avanços e produtos efetivos, entretanto, faz-se necessário fomentar e intensificar a participação de usuários e trabalhadores respectivamente.Downloads
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