CURSO AUTOINSTRUCIONAL EM TELESSAÚDE: UMA VISÃO GERAL

Autores

  • Alexandre Medeiros de Figueiredo Saúde/SGTES/MS
  • Tâmara Albuquerque Leite Guedes UFPB
  • Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim Departamento de Engenharia Biomédica, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bruno Gomes de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Custodio Leopoldino de Brito Guerra Neto Departamento de Engenharia Biomédica UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18816/r-bits.v5i4.8667

Resumo

O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento e no Sistema Único de Saúde (SUS) e ofertar estratégias de apoio assistencial que fortaleçam a integração entre os serviços de saúde. Isto é possível através dos núcleos de telessaúde e suas atividades-fim: teleconsultoria; telediagnóstico; teleducação; e segunda opinião formativa. A teleconsultoria desempenha um papel importante na qualidade da atenção, e vem sendo estimulada para que seja a principal oferta do programa como retaguarda assistencial para a Atenção Básica. Uma estratégia para a divulgação do programa e da própria atividade, é a capacitação através da teleducação. Diante disto, foi criado um curso autoinstrucional em telessaúde para que qualquer trabalhador da saúde possa ter acesso e possa se qualificar de forma independente.

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Biografia do Autor

Alexandre Medeiros de Figueiredo, Saúde/SGTES/MS

Diretor do Departamento de Educação na Saúde/SGTES/MS, Mestre em epidemiologia da UFRGS. Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Santa Marcelina em São Paulo e de Medicina de Família e Comunidade do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre, Graduação em Medicina pela UFPB, 

Tâmara Albuquerque Leite Guedes, UFPB

Mestre em Educação pela UFPB, Especialista em Política e Gestão do Cuidado, Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva, Graduação em Fisioterapia pela UFPB, 

Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim, Departamento de Engenharia Biomédica, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes; Professor do Departamento de Engenharia Biomédica, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Av. Nilo Peçanha, 620, Petrópolis – Natal/RN, Natal, Brasil. 

Custodio Leopoldino de Brito Guerra Neto, Departamento de Engenharia Biomédica UFRN

Doutorado em Ciência e Engenharia UFRN; Mestrado em Engenharia Mecânica UFRN; Especialista em Periodontia (Academia Norte-riograndense de Odontologia do RN); Especialista em Implantodontia (Associação Brasileira de Odontologia - ABO-RN) Graduação em Odontologia UFRN.; Professor do Departamento de Engenharia Biomédica UFRN; Pesquisador do LAIS (Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde),

Referências

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Publicado

23-02-2016

Como Citar

Figueiredo, A. M. de, Guedes, T. A. L., Valentim, R. A. de M., Araújo, B. G. de, & Guerra Neto, C. L. de B. (2016). CURSO AUTOINSTRUCIONAL EM TELESSAÚDE: UMA VISÃO GERAL. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 5(4). https://doi.org/10.18816/r-bits.v5i4.8667

Edição

Seção

Artigos Originais