E-GUIA: SISTEMA PARA PROVER MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE AOS DEFICIENTES VISUAIS NOS SERVIÇOS DE TRANSPORTES URBANOS
DOI:
https://doi.org/10.18816/r-bits.v3i1.3529Abstract
A mobilidade corresponde à facilidade de deslocamento das pessoas na cidade em função das complexas atividades nela desenvolvidas, constituindo como um bem importante para a qualidade de vida dos seus habitantes. Para o deficiente visual ter mobilidade significa melhorar a qualidade de vida, principalmente se esse deficiente necessita usar o sistema de transporte de serviço urbano. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar um sistema que visa o aspecto de inclusão de pessoas com deficiência visual através da união de tecnologia e acessibilidade. O e-Guia é um sistema que trás informações aos deficientes visuais que utilizam transportes urbanos, especificamente ônibus, através da utilização dos dispositivos móveis. Para a realização desse projeto foi necessário projetar uma arquitetura que possibilitasse a comunicação entre o usuário, o ônibus e o servidor, que é responsável pelo recebimento das informações, e como também, por avisar ao usuário que o ônibus desejado está próximo de sua parada. Foram realizados experimentos chamados de testes de campo, que foram executados em um ambiente real. Ao final desses experimentos a arquitetura foi validada, e como resultados mostraram o bom desempenho do sistema, demonstrando que o usuário foi capaz de saber com antecedência de 15 a 30 segundos à chegada do ônibus mais próximo à parada.
Downloads
References
BASTOS, R; JAQUES, P. A. ANTARES?: Um sistema Web de consulta de rotas de ônibus como serviço público. Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade Passo Fundo, v. 2, n. 1, p. 41-56, 2010. Disponível em: http://www.upf.br/seer/index.php/rbca/article/view/650/519. Acesso em: 16 Dez. 2012.
BERSCH, R. Introdução à tecnologia assistiva. CEDI - Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://200.145.183.230/TA/4ed/material_apoio/modulo2/M2S1A5_Introducao_TA_Rita_Bersch.pdf. Acesso em: 18 Jan. 2013.
CHRISTOPHER, T. W; THIRUVATHUKAL, G. K. High-Performance Java Platform Computing: Multithreaded and Networked Programming Prentice Hall PTR; 1st edition. 2000
DESCHAMPS, E. R. P. Fundamentos da Arquitetura Cliente/servidor. 1998.
ELLIS, W. Introducing Play Framework. 2011.
KUROSE, J; ROSS, K. Redes de Computadores e Internet. São Paulo: Pearson, 2006.
LECHETA, R. Google Android: Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 2 ed. São Paulo, Novatec, 2010.
LEMOS, A. Ciberespaço e tecnologias móveis. Processos de territorialização e desterritorialização na cibercultura. Imagem, visibilidade e cultura midiática. Livro da XV COMPÓS. Porto Alegre, 2007. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/territorio.pdf. Acesso em: 12 Jan. 2013.
MORO, T. D; DORNELES, C.; REBONATTO, M. T. Web Services WS-* versus Web Services REST. Revista de Iniciação Cientifica. v 11, n.1. 2011. Disponível em http://seer.ufrgs.br/reic/article/view/22140. Acesso em: janeiro/ 2013.
SIQUEIRA, L. G. Aplicação Bus Tracker: oferecendo uma melhor experiência aos usuários do transporte urbano, a partir da utilização de informações de rastreamento veicular. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012.
TAKAGI, F. T; TEIXEIRA, R. M; MASUKI, T. K. Sistema de Monitoramento e Predição de Tempo de Chegada de Ônibus de Linha. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.