DIFERENCIAIS DE RENDIMENTOS POR SEXO DOS TRABALHADORES EM ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2023v12n2ID32236Abstract
O objetivo deste trabalho é identificar os diferenciais de rendimentos dos profissionais em atividades administrativas no Brasil e analisar as características determinantes da composição salarial desses profissionais. Os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua foram utilizados para aplicar equações de rendimentos mincerianas com expansão para a população para identificar a existência de diferenças salariais entre homens e mulheres em funções tanto de apoio administrativo quanto de nível gerencial. Os resultados apontam hiatos salariais em desfavor das mulheres em cargos de apoio administrativo e nível gerencial, sendo o gap menor no primeiro caso (cerca de 14%) e maior no segundo (quase 24%). Foram encontradas evidências de que salários mais elevados geram maiores diferenciais de rendimentos, mesmo para mulheres que possuem os mesmos atributos masculinos e, às vezes, até melhor colocadas em termos de formação escolar e técnica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.