VULNERABILIDADE SOCIAL NA PARAÍBA
E suas Disparidades Espaciais a partir do IVS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2018v7n1ID16710Resumen
Este trabalho tem por finalidade explorar através de uma Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), a vulnerabilidade social do Estado da Paraíba a partir do Índice de vulnerabilidade social (IVS), analisando os padrões de correlação espacial dos dados e as regiões com maior densidade nos quesitos de vulnerabilidade entre 2000 e 2010 através do georeferenciamento do Índice de vulnerabilidade social dos municípios brasileiros. O estudo possui caráter exploratório quali-quantitativo e contou com o apoio de fontes secundarias e ferramentas computacionais para a execução dos objetivos propostos. Os resultados demonstram que o desenvolvimento na Paraíba não ocorre de forma homogênea, pois apresenta fragilidades e desigualdades internas. Apesar dos desequilíbrios intra-estaduais e da ausência de ativos capaz de promove a integração social na maioria das cidades, o nível de vulnerabilidade no estado entre 2000 e 2010 apresentou um fluxo positivo na redução da vulnerabilidade social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.