ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM NA DINÂMICA DOS GASTOS PÚBLICOS EM SAÚDE NO BRASIL (2001-2019)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2025v14n1ID39556Resumo
A saúde foi reconhecida internacionalmente como um direito humano, mas seu financiamento enfrentou desafios significativos. Este estudo analisou o investimento público em saúde no Brasil entre 2001 e 2019 sob a ótica dos direitos humanos, com foco no princípio da progressividade. Para isso, foram considerados os pactos internacionais assinados pelo Brasil e a Constituição Federal de 1988. Os dados foram extraídos do SIGA Brasil (Orçamento) e do Banco Central do Brasil (PIB). A metodologia adotada foi descritiva-explicativa, utilizando pesquisa bibliográfica e abordagem quali-quantitativa. O estudo partiu das hipóteses de que o Brasil seguiu o princípio da progressividade no orçamento da saúde, que a economia influenciou diretamente os gastos no setor e que crises econômicas e o Teto de Gastos impactaram negativamente as despesas públicas em saúde. Os resultados indicaram que o financiamento da saúde teve grande impacto no orçamento público e que restrições fiscais comprometeram sua expansão. A complexidade do setor reforça a necessidade de novos estudos que testem outras hipóteses, permitindo maior robustez na formulação de políticas públicas voltadas à garantia do direito à saúde no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Português (Brasil)
English
Español (España)