Jogos de Empresas e Empreendedorismo Corporativo: Essa Mistura dá Jogo?
Palavras-chave:
Empreendedorismo corporativo, jogos de empresas, educação empreendedoraResumo
Objetivo: analisar os efeitos da utilização de jogos de empresas para o ensino/aprendizagem de conceitos de empreendedorismo corporativo. Método: a primeira fase da pesquisa analisa a produção tecnológica/científica do repositório do conhecimento do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada - LAGOS na busca de elementos de empreendedorismo corporativo durante a vivência com jogos de empresas. A partir dessa análise, na segunda fase da pesquisa, notou-se que três empresas simuladas do laboratório apresentaram todos os elementos, sendo uma escolhida, por conveniência, para análise envolvendo seis estudantes de um curso de graduação e pós-graduação em administração. Resultados: a vivência com jogos de empresas pode evidenciar a prática dos elementos de empreendedorismo corporativo, contribuindo para formação prática que ultrapassa os limites convencionais do planejamento nas escolas de gestão. Contribuições teóricas/metodológicas: os elementos propostos por Bierwerth et al. (2015) que caracterizam o empreendedorismo corporativo puderam ser evidenciados durante a vivência para aqueles estudantes que tiveram o interesse de implementar novas estratégias durante o jogo. Relevância/Originalidade: o estudo contribui para a área de educação empreendedora sob o aspecto da inovação no ensino de empreendedorismo corporativo com métodos ativos. Contribuições sociais / para a gestão: o laboratório pode oferecer um ambiente de prática no contexto de empreendedorismo corporativo, a partir da proatividade do participante. Ademais, o estudo demonstra as contribuições dos jogos de empresas para o ensino de empreendedorismo corporativo em um ambiente laboratorial de prática, para além da exposição teórica convencional.
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