O papel da embalagem na experiência do consumidor: uma análise segmentada por gênero, idade, escolaridade e renda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2675-8512.2025v8n1ID40696

Palavras-chave:

Embalagens de maquiagem, Decisão de compra, Preferências do consumidor, Segmentação demográfica

Resumo

Este estudo investiga quais atributos das embalagens de maquiagem influenciam a decisão de compra dos consumidores, considerando gênero, idade, escolaridade e renda. Utilizou-se uma abordagem quantitativa descritiva, com aplicação de questionário estruturado online a 104 consumidores e análise segmentada por perfil demográfico. Os resultados indicam que a clareza das informações nas embalagens é o fator mais valorizado em todos os grupos, embora diferenças sejam observadas: homens destacam o design visual, enquanto mulheres priorizam informações detalhadas. O estudo contribui ao evidenciar que as preferências por embalagens são influenciadas por características demográficas, sugerindo estratégias de marketing segmentadas para a indústria cosmética, com vistas a aprimorar a experiência de compra e fortalecer a fidelização dos consumidores.

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Publicado

23-09-2025

Como Citar

DE PAIVA, Eliane Martins; QUIRINO, Thaisa Sandrieli Lima da Silva; LIMA, Elaine Cristine Moura de; PAIVA, Jonas Alves de. O papel da embalagem na experiência do consumidor: uma análise segmentada por gênero, idade, escolaridade e renda: . Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e40696, 2025. DOI: 10.21680/2675-8512.2025v8n1ID40696. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/40696. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos