Análise fílmica e administração: um estudo sobre o uso e benefícios da metodologia da análise fílmica em administração
DOI:
https://doi.org/10.21680/2675-8512.2025v8n1ID41158Palavras-chave:
Administração, Análise Fílmica, Arte, CinemaResumo
Esse artigo tem como objetivo descrever o potencial e os obstáculos do uso de filmes como ferramenta de ensino e pesquisa em Administração, e defender como metodologia para tal empreendimento o uso da Análise Fílmica. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, com foco qualitativo e descritivo. A pesquisa é descritiva na coleta e transmissão de dados, buscando um entendimento do fenômeno estudado. Os resultados sugerem que obras cinematográficas são valiosas ferramentas devido a sua capacidade de comunicação de forma simples e didática de conceitos e teorias da citada área do conhecimento humano, que visa a formação de profissionais mais humanizados; além disso, que a Análise Fílmica é um campo profícuo e possui muito potencial a ser explorado em Administração, especialmente no ensino e pesquisa, facilitando a construção de pontes entre Cinema e Administração.
Downloads
Referências
BUSS, R. N.; REINERT, J. N. O humanismo na formação do administrador: caso UFSC. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 14, n. 1, p. 217–234, mar. 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/131709/2014-146.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: 10/08/2024.
BUSS, R. N.; COSTA, A.N. Administração: formação humanista ou especialista. XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU A Gestão do Conhecimento e os Novos Modelos de Universidade. Florianópolis – Santa Catarina – Brasil/2014. ISBN: 978-85-68618-00-4. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/131709/2014-146.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: 10/08/2024.
DAVEL, Eduardo; VERGARA, Sylvia Constant; GHADIRI, Djahanchah Philip (Orgs.). Administração como arte: Experiências vividas de ensino-aprendizagem, 1 edição. São Paulo: Atlas, 2007.
DE FREITAS, Alessandra Demite Gonçalves; LEITE, Nildes Raimunda Pitombo. Linguagem fílmica: uma metáfora de comunicação para a análise dos discursos nas organizações. Revista de Administração, v. 50, n. 1, p. 89-104, 2015. Acessado em: 17/11/2022. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rausp/a/5DP479KtmNrVqstKTTKbLtF/abstract/?lang=pt
DA SILVA RABELO, Thiago; DOS SANTOS, Lorrayne Caroline; BORGES, Rosana Maria Ribeiro. A Análise Fílmica como Metodologia de Comunicação: Uma Reflexão a Partir do Pensamento Complexo. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste – Goiânia - GO – 22 a 24/05/2019. Acessado em: 17/02/2022. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/centrooeste2019/resumos/R66-0211-1.pdf
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e terra, 1996 (Coleção Leitura).
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa, 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2002
GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, p. 57-63, 1995. Acessado em: 12/12/2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt
HUCZYNSKI, Andrzej; BUCHANAN, David. Theory from fiction: A narrative process perspective on the pedagogical use of feature film. Journal of Management Education, v. 28, n. 6, p. 707-726, 2004. Acessado em: 12/04/2024. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/46571532_Theory_from_Fiction_A_Narrative_Process_Perspective_on_the_Pedagogical_Use_of_Feature_Film
LEITE, Nildes Raimunda Pitombo; PITOMBO LEITE, Fábio; TAKERISSA NISHIMURA, Augusto; BATISTA DA SILVA, Marco Antonio; GOMES DOS SANTOS, Emerson. Análise fílmica em pesquisas em administração: sabendo o porquê e como utilizá-la. Gestão & Regionalidade, [S. l.], v. 37, n. 112, 2021. DOI: 10.13037/gr. vol37n112.7666. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/7666. Acesso em: 16 de março. 2024.
MENDONÇA, J. Ricardo C.; GUIMARÃES, Flávia Peixoto. Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração. Cadernos EBAPE. BR, v. 6, p. 01-21, 2008. Acessado em: 17/11/2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/WLrcJDfkgDnpbq8tg3NYZvg/abstract/?lang=pt
OLTRAMARI, Andréa Poleto; LOPES, Fernanda Tarabal. Cinema, trabalho, organizações e sociedade: possibilidades e formação em administração. IV Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais - 2016) Disponível em: https://anaiscbeo.emnuvens.com.br/cbeo/article/view/231- acesso em 13/02/2024
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 8. ed.
Campinas: Pontes, 2009.
PENAFRIA, Manuela. Análise de Filmes: conceitos e metodologia(s). In: VI Congresso Sopcom. 2009. p. 6-7. Acessado em: 11/11/2022. Disponível em: https://www.academia.edu/18338415/An%C3%A1lise_de_Filmes_conceitos_e_metodologia_ s_
SILVA, Airton Marques da. Metodologia da pesquisa. 2.ed. rev. – Fortaleza, CE: EDUECE, 2015. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/432206/2/Livro_Metodologia%20da%20Pesquisa%20-%20Comum%20a%20todos%20os%20cursos.pdf Consulta em 22/03/2024
SOUSA NETO, João Tomé de; MACHADO, Diego de Queiroz. Método OKR x Kimetsu no Yaiba: os exterminadores de demônios e a utilização do planejamento estratégico. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e35566, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35566. Acesso em: 23/09/2025.
VANOYE, F., & GOLIOT-LÉTÉ, A. (2002). Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus. 2ª edição.


