Informações sobre Sustentabilidade na divulgação de hotéis: comparação entre João Pessoa/PB e Natal/RN
Palavras-chave:
Sustentabilidade; Marketing Digital Sustentável; Sustentabilidade Hoteleira.Resumo
O presente estudo tem por objetivo comparar a presença de informações sobre Sustentabilidade na divulgação de hotéis das cidades de João Pessoa/PB e Natal/RN. A metodologia utilizada é qualitativa, descritiva, utilizando-se de pesquisa em portais acadêmicos/sociais (Scholar, Booking e TripAdvisor) e análise de conteúdo. Como resultados, constata-se diferenças entre certificações e indicadores locais entre ambas as capitais do lócus da pesquisa e escassez informacional como fator discriminativo tanto em indicativos quanto à busca. Por fim, o estudo conclui que as informações sobre Sustentabilidade na divulgação de hotéis das cidades de João Pessoa/PB e Natal/RN se diferenciam, ainda, quanto à quantidade de informações exibidas nos portais e meios de acesso rápido ao usuário do produto/serviço.
Downloads
Referências
ALVES, J. E. D. População, desenvolvimento e sustentabilidade: perspectivas para a CIPD pós-2014. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 31, n. 1, p. 219-230, 2014.
ARAÚJO, Ana Célia Baía; PESSOA, Zoraide Souza. Cidades Sustentáveis e as Políticas Públicas Urbanas: desafios na Região Metropolitana de Natal/RN. Lindijane de Souza Bento Almeida [et. al.](orgs). Anais do III ENEPCP–Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas. Natal, ANEPCP, 2019.
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 225, 2012.
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é-o que não é. Editora Vozes Limitada, 2017.
CINTRA, Flávia Cristina. Marketing Digital: a era da tecnologia on-line. Investigação, v. 10, n. 1, 2010.
CONFESSOR, Í. V. de F. et al. Aplicação do zero defeito na montagem de móveis. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 3, n. 1, p. e32, 7 dez. 2020.
COSTA, Malaine Miranda Conceição; FIGUEIREDO, Giane Lourdes Alves de Souza. Estratégias de Marketing em meio à pandemia. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 21, 2020.
JUNGER, A. P. et al. Aplicativo re-inove: um novo conceito em roupas transformadas. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 1, n. 1, p. e11, 5 dez. 2018a.
JUNGER, A. P. et al. Estudo de caso: uma análise da economia circular e gestão estratégica ambiental na reutilização de resíduos orgânicos para utilização em ração animal. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 1, n. 1, p. e12, 7 dez. 2018b.
JUNGER, A. P.; PAIVA, T. M.; COSTA, T. A. da S. Branding como posicionamento de mercado: Como as empresas do ramo alimentício podem se posicionar em relação ao share of mind de produtos voltados para saudabilidade. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 1, n. 1, p. e13, 7 dez. 2018.
MORAIS, Natallya Silva Dantas; BRITO, Max Leandro de Araújo. Marketing digital através da ferramenta Instagram. E-Acadêmica, v. 1, n. 1, p. e5-e5, 2020.
NASCIMENTO, Polímnia Niágara Santos Silva Rodrigues; OLIVEIRA, Sofia Araujo de. Cultura e Sabor: um olhar sobre a gastronomia típica e o turismo de João Pessoa-PB/Brasil. A&C, 2018.
PAZ, Fabio Josende; KIPPER, Liane Mahlmann. Sustentabilidade nas organizações: vantagens e desafios. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, v. 11, n. 2, p. 85, 2016.
PEREIRA, Vitor Manuel. Turismo-Produção e consumo sustentáveis. Cadernos de Geografia, n. 40, p. 91-100, 2019.
SANTOS, Nicole Vedovatto dos. Causas do Marketing Soci (et) al em Tempos de Pandemia do COVID-19 e suas Consequências no Comportamento do Consumidor do Varejo. In: CLAV 2020. 2020.
SILVA, Alex Dias da et al. Produção de alimentos na cidade: uma estratégia para o desenvolvimento local sustentável a partir de experiências em João Pessoa-PB. Dissertação. João Pessoa, 2018. 139f. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14025.
SOUZA NETO , P. M. de. Logística Reversa de Resíduos Sólidos: Uma análise bibliométrica. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 2, n. 1, p. e21, 8 dez. 2019.
VEIGA, José Eli da. Indicadores de sustentabilidade. Estudos avançados, v. 24, n. 68, p. 39-52, 2010.
VEIGA, José Eli da. O âmago da sustentabilidade. Estudos avançados, v. 28, n. 82, p. 7-23, 2014.