O Ensino de Climatologia Geográfica: uma abordagem de intervenção sobre os conceitos básicos de Clima e Tempo

Autores

  • Sulivan Pereira Dantas

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10604

Resumo

A climatologia geográfica como conteúdo da disciplina de Geografia traz consigo diversas situações que podem ser abordadas dentro da sala de aula, assim como do ambiente escolar. Entretanto, entre as várias dificuldades encontradas pelo docente de Geografia, os desafios são: a abordagem dos conteúdos da climatologia de acordo com as suas mais recentes concepções, diante dos recursos (in) disponíveis na maioria das escolas da rede pública de ensino fundamental, e o esforço intelectual a ser feito para sua conotação geográfica já. Através da pesquisa qualitativa de Estudo de Caso nos sextos anos do Ensino Fundamental da Escola pública do município de Fortaleza/CE foi possível mostrar se há de fato a utilização de recursos didáticos ou não na sala de aula, onde tivemos como resultado dificuldades quanto ao ensino de Geografia e aos conteúdos de Climatologia. Assim foram listados alguns conteúdos de clima e a partir de entrevistas com os alunos do ano supracitado foi possível identificar que eles têm maior dificuldade em definir e diferenciar Tempo e Clima, expressando vários motivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-10-2016

Como Citar

DANTAS, S. P. O Ensino de Climatologia Geográfica: uma abordagem de intervenção sobre os conceitos básicos de Clima e Tempo. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 2, p. 1378–1390, 2016. DOI: 10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10604. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10604. Acesso em: 26 abr. 2024.