PRÁTICAS PARA APRIMORAR O ENSINO NA DISCIPLINA DE PEDOLOGIA

Autores

  • Ivaniza Sales Batista

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10605

Resumo

A Pedologia é uma ciência de suma importância na compreensão, análise, interpretação e planejamento do espaço geográfico. Diante disso, torna-se relevante que o ensino da Pedologia proporcione condições reais de aprendizado e construção do conhecimento. Objetivou-se avaliar a importância da utilização de atividades práticas para aprimorar o ensino em Pedologia. A metodologia adotada restringiu-se à aplicação de questionários e a realização de uma avaliação das experiências adquiridas em sala de aula. Os resultados obtidos demonstram o quão relevante se constitui o desenvolvimento de atividades práticas como essa. Os alunos puderam analisar em campo e em laboratório os atributos morfológicos dos solos e discutir as peculiaridades de cada um deles, fazendo inferências sobre os diferentes ambientes de onde as amostras de solo analisadas foram coletadas. Por fim, foi comprovado a partir da análise dos questionários que os discentes demonstraram aprender com maior facilidade os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula, em campo e com a ida ao laboratório. Essas  práticas capacita-os a analisar das particularidades dos solos e suas inter-relações com o meio, de modo, a aguçar o olhar técnico/profissional dos mesmos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-10-2016

Como Citar

BATISTA, I. S. PRÁTICAS PARA APRIMORAR O ENSINO NA DISCIPLINA DE PEDOLOGIA. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 2, p. 1391–1400, 2016. DOI: 10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10605. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10605. Acesso em: 18 abr. 2024.