Linguagens imagéticas e cartográficas: ferramentas pedagógicas no ensino da Geografia física

Autores

  • Franciele dos Santos Santana

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10608

Resumo

O artigo visa reforçar a importância do uso das linguagens imagéticas e cartográficas no ensino da Geografia Física, com base em práticas pedagógicas realizadas durante as regências de classe no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, São Cristóvão-SE. As aulas foram pré-requisito avaliativo da Disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Geografia II do curso Geografia Licenciatura/UFS. Foram trabalhados os conteúdos relativos a Relevo e Processos Erosivos, cujos principais recursos didáticos empregados para a problematização das temáticas foram mapas temáticos e imagens de diferentes feições topográficas e eventos erosivos. Efetivou-se ainda uma leitura bibliográfica acerca do ensino de Geografia, análise a livros didáticos para preparação das regências e o diagnóstico escolar para conhecer a ambiência da escola. Nas aulas prezou-se pela exaltação do espaço cotidiano dos alunos, Grande Aracaju, com ênfase para São Cristóvão, interligando-os as escalas regional/nacional/global. Utilizamos como propostas avaliativas a produção de maquetes, mapas mentais e a leitura imagética. Os resultados foram positivos, haja vista que foi aguçada a reflexão dos aprendizes no tocante à leitura de imagens e, consequentemente, do espaço geográfico, além de contribuir no processo de alfabetização cartográfica.

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Publicado

27-10-2016

Como Citar

SANTANA, F. dos S. Linguagens imagéticas e cartográficas: ferramentas pedagógicas no ensino da Geografia física. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 2, p. 1418–1427, 2016. DOI: 10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10608. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10608. Acesso em: 18 nov. 2024.