Utilização da Trilha Ecológica como Instrumento de Educação Ambiental: Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, Natal/RN

Autores

  • Ana Beatriz Câmara Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Zuleide Maria Carvalho Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. Professora do Departamento de Geografia.
  • Ana Clézia Simplício de Morais UFRN e em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo IFRN, Mestre em Ecologia pelo Programa de Pós Graduação em Ecologia/ UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2017v3n2ID11296

Resumo

A importância dada às questões ambientais tem sido crescente e a educação ambiental desempenha um papel importante nesse desafio que é a conscientização. No Brasil, e ao redor do mundo inteiro, a educação ambiental vem sendo trabalhada de diversas formas, amparando uma gama de métodos, estratégias e ferramentas que auxiliam no despertar para um auto avaliação do comportamento do homem como sujeito ativo no meio. Baseado nisso é que o presente trabalho buscou avaliar uma dessas ferramentas que é bastante utilizada para a promoção da educação ambiental: a trilha interpretativa. Foi realizada uma avaliação do papel da trilha interpretativa no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, Natal-RN, através da aplicação de questionários com os responsáveis pelos grupos visitantes, a fim de compreender qual o seu papel para a promoção de uma educação ambiental transformadora. Verificamos que a trilha interpretativa realizada no Parque da Cidade exerce importante função na conscientização ambiental dos visitantes, com destaque o desempenho essencial dos guias. A maioria dos entrevistados declarou ter aprendido muitas informações novas em diversas áreas do conhecimento e que desejam obter mais conhecimento. Eles também dizem sentir-se muito motivados a mudar sua postura frente às necessidades de preservação ambiental, o que demonstra o potencial transformador existente nesta ferramenta que é a realização de trilhas interpretativas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Câmara Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Geografia, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Professora da Rede Municipal de Natal e da Rede Estadual - Ensino Fundamental II.

Zuleide Maria Carvalho Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. Professora do Departamento de Geografia.

Professora Doutora do Departamento de Geografia do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ana Clézia Simplício de Morais, UFRN e em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo IFRN, Mestre em Ecologia pelo Programa de Pós Graduação em Ecologia/ UFRN.

Graduada em Ecologia pela UFRN e em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo IFRN, Mestre em Ecologia pelo Programa de Pós Graduação em Ecologia/ UFRN.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

MACIEL, A. B. C.; LIMA, Z. M. C.; MORAIS, A. C. S. de. Utilização da Trilha Ecológica como Instrumento de Educação Ambiental: Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, Natal/RN. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 1–22, 2017. DOI: 10.21680/2447-3359.2017v3n2ID11296. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/11296. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos