Comparação mensal, sazonal e anual de métodos de estimativas da evapotranspiração de referência para Juazeiro-BA e Petrolina-PE

  • Jório Bezerra Cabral Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cláudio Moisés Santos e Silva
  • Hermes Alves de Almeida

Resumo

A Evapotranspiração de referência (ET0) além de ser um importante indicador climático é também um indicativo da demanda de água para a atmosfera, cujo conhecimento fornece subsídios para o manejo e gestão dos recursos hídricos, especialmente nas atividades agrícolas. O objetivo principal deste trabalho é o de comparar a ET0 estimada por diferentes métodos para Juazeiro, BA (9°24’S; 40°26’W e 375,5m) e Petrolina, PE (09°09’S, 40°22’W e 376m). De posse dos dados meteorológicos diários, disponibilizados pela EMBRAPA Semiárido, no período de 01.01.1976 a 31.12.2014, estimou-se a ET0 diária utilizando-se o método padrão de Penman-Monteith (ET0PM). Outros métodos de estimativas (mais simplificados) foram estimados e comparados à ET0PM, a citar: Radiação Solar (ET0RS), Linacre (ET0L), Hargreaves e Samani (ET0HS) e o método do Tanque Classe A (ET0TCA). O teste de média t de Student foi aplicado para averiguar se há diferença significativa entre as médias de estimativas da ET0. O coeficiente de correlação (r) e estatísticas de Willmott et al. (1985) foram utilizadas para avaliar o índice de concordância e de desempenho. Em termos comparativos o método de melhor concordância com a ET0PM foram a ET0RS com desempenho muito bom, nas duas localidades, seguido pelo método da ET0L com desempenho bom (Juazeiro) e mediano (Petrolina). A ET0HS obteve o pior desempenho (péssimo), para as duas localidades. Conclui-se, para as localidades analisadas, que na ausência de dados meteorológicos para estimar a ET0 pelo método padrão poder-se-á estimar a ET0 através da regressão linear simples utilizando como variável independente a ET0RS ou a ET0L.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
28-12-2017
Como Citar
CABRAL JÚNIOR, J. B.; SILVA, C. M. S. E; ALMEIDA, H. A. DE. Comparação mensal, sazonal e anual de métodos de estimativas da evapotranspiração de referência para Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Revista de Geociências do Nordeste, v. 3, n. 2, p. 23-42, 28 dez. 2017.
Seção
Artigos