Uso de técnicas de Geoprocessamento para análise dos processos erosivos na microbacia do rio da Ribeira, Santa Rita (PB): uma análise a partir da ocupação do relevo

Autores

  • Caio Lima dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Jucielho Pedro da Silva UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2018v4n1ID14756

Resumo

A forma como o homem tem se apropriado dos recursos naturais vem originando diversos problemas de ordem ambiental, o que reflete diretamente na diminuição dos recursos naturais e da qualidade de vida das pessoas. Nesse contexto, a erosão constitui parte dos processos degenerativos da paisagem natural. Localizada no município de Santa Rita, estado da Paraíba, A microbacia do rio da Ribeira constitui um exemplo atual de uma área onde esses processos estão diretamente associados à dinâmica do uso das terras. O presente trabalho teve como objetivo analisar o nível de suscetibilidade desta microbacia à ocorrência de processos erosivos a partir da análise de informações referentes ao uso das terras e à geomorfologia, visando verificar o grau de influência da apropriação do espaço geográfico na gênese de feições erosivas/deposicionais em diferentes unidades do relevo. Os procedimentos técnico-operacionais adotados para este fim consistiram no mapeamento geomorfológico da área, utilizando como base metodológica as instruções contidas em Ross (1992). Num segundo momento, os mapas de uso da terra, declividade e das unidades geomorfológicas foram submetidos a um processo de álgebra, utilizando um Sistema de Informações Geográficas, tendo como produto um mapa de suscetibilidade erosiva da microbacia estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Lima dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando no programa de pós graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco.

Jucielho Pedro da Silva, UFRN

Departamento de Geografia /Laboratório de geoprocessamento e geografia fisica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte- CERES, Caicó-RN, Brasil

Referências

ARAÚJO, G. H. S.; ALMEIDA, J. R.; GUERRA, A. J. T. Gestão ambiental de áreas degradadas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BARBOSA, J. A. A deposição carbonática na faixa costeira Recife-Natal: aspectos estratigráficos, geoquímicos e paleontológicos. 270f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Geociências. Universidade Federal de Pernambuco, 2007.

BESKOW, S., MELLO, C.R., NORTON, L.D., CURI, N., VIOLA, M.R., AVANZI, J.C. Soil prediction in the Grande River Basin, Brazil using distributed modelling. Catena 79 (1), 49–59, 2009.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abstecimento. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/Unidade de Execução e Pesquisa em Recife, 2006. Solos do Nordeste. Recuperado de www.uep.cnps.embrapa.br/solos/index.html.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Manual Técnico de Uso da Terra, Brasília, DF, 2006.

CARVALHO, M. Estado da Paraíba: classificação geomorfológica. João Pessoa: UFPB, 1982.

FUJIHARA, A.K. Predição de erosão e capacidade de uso do solo numa microbacia do oeste paulista com suporte de geoprocessamento. 118p. Dissertação (Mestrado), Universidade de São Paulo, 2002.

GOUDIE, A. The human impact on the natural environment. Oxford, Blackwell Publishers, 1990.

GUERRA, A. J. T. O Início do Processo Erosivo. In: GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S.; BOTELHO, R. G. M. (Eds.). Erosão e Conservação dos Solos: conceitos, temas e aplicações. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

GUERRA, A. J. T.; MARÇAL, M. S. Geomorfologia Ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

MELO, A.; HECKENDORFF, W.; ALVES, E.; GUIMARÃES, M. O meio ambiente natural: componentes abióticos e bióticos. In: Melo, A. (Eds.). Projeto de Pesquisa: Vale do Jaguaribe. João Pessoa: UNIPÊ, 2001.

MOREIRA, M.; TARGINO, I. Capítulos de Geografia Agrária da Paraíba. João Pessoa: EDUFPB, 1997.

MONTGOMERY, D. R. Soil erosion and agricultural sustainability. PNAS 104:13268–13272, 2007.

PEREIRA, M.; ALVES, R. Composição florística de um remanescente de Mata Atlântica na Área de Proteção Ambiental Barra do Rio Mamanguape, Paraíba, Brasil. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v.1, n.7, p.1-10, 2007.

PEREIRA, M.; MONTEIRO, D.; SILVA, N.; MOURA, M. Avaliação quantitativa das precipitações diárias intensas na cidade de João Pessoa, Paraíba. Revista Geonorte, v.1, n.5, p.921-929, 2012.

ROSS, J. L. S. O registro dos fatos geomórficos e a questão da taxonomia do relevo. Revista do departamento de Geografia da FFLCH/USP, n.8, p.63-74, 1992.

Downloads

Publicado

03-07-2018

Como Citar

DOS SANTOS, C. L.; DA SILVA, J. P. Uso de técnicas de Geoprocessamento para análise dos processos erosivos na microbacia do rio da Ribeira, Santa Rita (PB): uma análise a partir da ocupação do relevo. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 90–104, 2018. DOI: 10.21680/2447-3359.2018v4n1ID14756. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/14756. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos