Aplicações práticas no Ensino de Geografia: uma investigação da mobilidade urbana na cidade de João Pessoa/ PB

Autores

  • Caio Lima dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Thiago Douglas Silva de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2018v4n2ID15213

Resumo

O presente artigo relata uma atividade prática aplicada ao ensino de geografia desenvolvida junto à turma do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual Papa Paulo VI, localizada na cidade de João Pessoa – PB. A referida atividade pedagógica utilizou fatos do cotidiano social dos alunos, nesse caso os problemas relacionados a mobilidade urbana, como objeto de pesquisa a ser desenvolvida por eles no processo de ensino-aprendizagem. A aplicação da pesquisa como método de ensino de geografia mostrou-se ser um percurso promissor no que se refere a maior participação dos educandos no desenvolvimento das atividades, ao processo de ensino-aprendizagem centralizado no aluno e o destaque da figura do professor como mediador. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo apresentar a “pesquisa” como método eficiente para o ensino de geografia no ensino médio, destacando suas potencialidades e possibilidades a partir da experiência vivenciada no desenvolvimento da prática docente.

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Biografia do Autor

Caio Lima dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando no programa de pós graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco.

Thiago Douglas Silva de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Geografia - CERES/ UFRN

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Publicado

31-07-2018

Como Citar

DOS SANTOS, C. L.; SILVA DE MEDEIROS, T. D. Aplicações práticas no Ensino de Geografia: uma investigação da mobilidade urbana na cidade de João Pessoa/ PB. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 34–43, 2018. DOI: 10.21680/2447-3359.2018v4n2ID15213. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/15213. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos