Caracterização geológica-geomorfológica da Ibiapaba Setentrional (Ceará, Brasil)

Autores

  • Marcelo Martins de Moura-Fé Professor do Departamento de Geociências Universidade Regional do Cariri-URCA

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2019v5n1ID15427

Resumo

Pertencente ao grupo das serras úmidas do semiárido nordestino, a Ibiapaba apresenta lacunas em sua história natural e, por conseguinte, há a necessidade de um maior conhecimento sobre sua evolução geomorfológica, por exemplo. Uma etapa importante para o preenchimento dessa lacuna passa pelo conhecimento integrado entre os substratos geológicos e os relevos que compõem a paisagem da Ibiapaba, na região noroeste do estado do Ceará. Sendo assim, o objetivo principal desse trabalho é apresentar os elementos geológicos da bacia sedimentar do Parnaíba, seus reflexos e sua interação com a geomorfologia da Ibiapaba em sua porção setentrional. Metodologicamente foram utilizados os pressupostos teóricos da ciência geomorfológica, com ênfase na análise morfoestrutural. Tecnicamente, o contingente metodológico se apoiou nas etapas de gabinete, com detalhados e criteriosos levantamentos bibliográfico e cartográfico, na realização de levantamentos de campo e na análise integrada de todos os dados na etapa de laboratório, com ênfase nos mapeamentos temáticos da Ibiapaba e região. Os resultados alcançados, apresentados nas caracterizações litológicas, nas discussões teóricas e empíricas feitas, e nos materiais gráficos elaborados (mapas, perfis e fotos editadas), permitem fazer uma análise dos condicionantes geológicos para o quadro geomorfológico da Ibiapaba, condição básica para o conhecimento do relevo e seus aspectos evolutivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Martins de Moura-Fé, Professor do Departamento de Geociências Universidade Regional do Cariri-URCA

Geógrafo. Doutorado em Geografia na Universidade Federal do Ceará (UFC, 2015). Professor do Depto. de Geociências da Universidade Regional do Cariri (DEGEO/URCA). Chefe de Departamento e membro da Comissão de Pesquisa do DEGEO. Docente do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos - MPGNT/UECE. Líder do Grupo de Pesquisa - NIGEP (Núcleo de Estudos Integrados em Geomorfologia, Geodiversidade e Patrimônio). Tem experiência na área de Geociências / Geografia Física, especialmente em Geomorfologia Estrutural e Ambiental, aplicadas em projetos de pesquisa e extensão sobre Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo, Geoeducação e Geocultura, desenvolvidos no estado do Ceará e adjacências, com ênfase nas regiões da Ibiapaba e do Araripe. Editor do setor de Estudos Ambientais da Revista Brasileira de Geografia Física (UFPE - Qualis B1) e membro do Conselho Editorial e da Comissão Editorial da revista Ciência e Sustentabilidade (UFCA). Finalista do 4° Prêmio Prof. Aziz Nacib Ab' Saber de Melhor Tese em Geomorfologia do Brasil - 2016, da União da Geomorfologia Brasileira - UGB.

Downloads

Publicado

05-01-2019

Como Citar

MOURA-FÉ, M. M. de. Caracterização geológica-geomorfológica da Ibiapaba Setentrional (Ceará, Brasil). Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–21, 2019. DOI: 10.21680/2447-3359.2019v5n1ID15427. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/15427. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos