ANÁLISE DOS DEPÓSITOS DE COLÚVIO NA SERRA DOS CAVALOS-CARUARU/PERNAMBUCO

Resumo


A compreensão das características morfológicas entre ambientes subúmidos e ambientes semiáridos se tornaram essenciais para as análises de dinâmicas entre os eventos geomorfológicos locais e a morfogênese das áreas de estocagem de sedimentos. Nesse contexto, a área de pesquisa abrangeu o Maciço Estrutural Serra dos Cavalos, onde está inserido o Parque Natural João Vasconcelos Sobrinho no município de Caruaru/PE, que apresenta uma importante Biodiversidade local, dependente basicamente do ecossistema de Mata Atlântica. Geologicamente a Serra dos Cavalos está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formado por um conjunto de maciços residuais que abrange diversos municípios dentro do Estado. Desta forma, a pesquisa desenvolveu-se a partir da análise e pesquisas de campo com amostragem para análise em laboratório dos depósitos coluviais coletados. De acordo com os resultados obtidos por meio da observação in situ e do processamento laboratorial dos sedimentos, os depósitos sedimentares foram derivados da remobilização dos mantos eluviais de alteração do embasamento cristalino que se reestruturaram em depósitos coluviais de diversas espessuras, associados a pulsações climáticas de signos distintos e mediados por padrões de vegetação distintos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerlando Rodrigues de Lima, universidade federal de pernambuco

Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO/UFPE. Especialista em metodologia do ensino a Geografia pela UNINTER- Centro Universitário Internacional . Licenciado em Geografia (DCG/CFCH) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua na área de Geografia Física. Participante/Colaborador no Grupo de Estudos em Mapeamento Geomorfológico e do Quaternário Continental (GEODEQC) com ênfase na Geomorfologia do Nordeste, Coordenado/Orientado pela Professora Doutora Danielle Gomes da Silva no Centro de Filosofia e Ciências Humanas/Departamento de Ciências Geográficas (CFCH/DCG) da Universidade Federal de Pernambuco.

DANIELLE GOMES DA SILVA LISTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO/PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Professora Adjunta (Departamento de Ciências Geográficas).

ITALO RODRIGO PAULINO DE ARRUDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO/PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências/CTG/UFPE. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO/UFPE. Licenciado em Geografia (DCG/CFCH) pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia e em Gestão e Educação Ambiental pela Uniasselvi - Polo Carpina/PE. Estudante de Bacharelado em Geografia - DCG/CFCH/UFPE. Atua na área de Geografia Física. Participante/Colaborador no Grupo de Estudos em Mapeamento Geomorfológico e do Quaternário Continental (GEODEQC) e do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias Aplicadas a Geomorfologia de Encostas e Planícies (ENPLAGEO) com ênfase na Geomorfologia do Nordeste, Coordenado/Orientado pela Professora Doutora Danielle Gomes da Silva Listo no Centro de Filosofia e Ciências Humanas/Departamento de Ciências Geográficas (CFCH/DCG) da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências (Geografia Física) atuando principalmente com os temas: geomorfologia, geologia, Período do Quaternário, mudanças ambientais

Publicado
16-07-2021
Como Citar
LIMA, G. R. DE; LISTO, D. G. D. S.; ARRUDA, I. R. P. D. ANÁLISE DOS DEPÓSITOS DE COLÚVIO NA SERRA DOS CAVALOS-CARUARU/PERNAMBUCO. Revista de Geociências do Nordeste, v. 7, n. 2, p. 01-10, 16 jul. 2021.
Seção
Artigos