O RISCO DE DESASTRE TECNOLÓGICO NA PONTE NEWTON NAVARRO, NATAL – RN, BRASIL

  • Jhonathan Lima de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisca Leiliane Sousa de Oliveira Laboratório de Geoprocessamento, Departamento de Geografia Universidade Estadual do Ceará
  • Lutiane Queiroz de Almeida Grupo de Pesquisa Dinâmicas Ambientais, Riscos e Ordenamento do Território do Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marysol Dantas de Medeiros Universidade Federal do Ceará- UFC https://orcid.org/0000-0001-6055-170X

Resumo


O presente trabalho trata da temática de riscos tecnológicos associados a estruturas de pontes, a área de estudo em questão é a Ponte Newton Navarro e os riscos de colisões de navios nos pilares em função da ausência dos dispositivos de segurança. A metodologia do trabalho deu-se por meio de pesquisa bibliográfica documental em jornais e banco de dados públicos do Ministério Público do Rio Grande do Norte e da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, a análise do material pesquisado resultou no tratamento de imagens de plantas do projeto executivo da ponte, cartografia e a visita in loco, com suporte da Marinha do Brasil para verificar os pilares da ponte, o tratamento das informações basearam as análises e discussões desse texto, cujos resultados foram à constatação da ausência dos dispositivos de segurança desde o processo executivo da ponte.

Palavras-chave: Risco tecnológico, Vulnerabilidade estrutural, Ponte Newton Navarro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhonathan Lima de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Trabalho em duas correntes de pesquisa, uma voltada para o campo climático que tem como objetivo a análise de parâmetros meteorológicos para a geração de prognósticos bioclimáticos. E uma outra vertente, voltada para a vulnerabilidade hídrica e levantamento de indicadores de adaptação e resposta à seca no Semiárido Brasileiro.
Publicado
14-10-2021
Como Citar
SOUZA, J. L. DE; OLIVEIRA, F. L. S. DE; ALMEIDA, L. Q. DE; DANTAS DE MEDEIROS, M. O RISCO DE DESASTRE TECNOLÓGICO NA PONTE NEWTON NAVARRO, NATAL – RN, BRASIL. Revista de Geociências do Nordeste, v. 7, n. 2, p. 260-270, 14 out. 2021.
Seção
Artigos