PROPOSTA DE UMA CARTA GEOTÉCNICA PRELIMINAR DE FUNDAÇÕES PARA A REGIÃO CENTRO-NORTE DE FORTALEZA-CE

Resumo

O artigo trata da estruturação do banco de dados de informações geotécnicas georeferenciado e elaboração de uma carta preliminar de fundações refente a região centro-norte da cidade de Fortaleza. Utilizando o software Google Earth, foi coletado 395 furos de sondagens à percussão em empresas locais e delineado 23 regiões. A partir de um tratamento estatístico, traçou-se mapas de isovalores de NSPT nas profundidades de 2, 5 e 10 m, do Nível d’água (NA)  e para cada região foi determinada, ainda, uma sondagem representativa. Após estabelecido três portes de edificações elaborou-se uma carta preliminar de fundações. Conclui-se que o sistema utilizado no georeferenciamento dos dados coletados é adequado, possui fácil manuseio e utiliza arquivos de pequeno tamanho. Considerando edificações de pequeno porte, na maioria das vezes, pode-se utilizar fundações do tipo sapata assente a pequenas profundidades. Para edificações de médio e grande porte recomenda-se o uso de estacas e estima-se, preliminarmente, comprimentos que variam com o posicionamento da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helano Wilson Pimentel, Universidade Federal do Ceará - UFC

Técnico de Estradas/Construção Civil - IFCE (2001). Graduado em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará - (2013). Especialista em Ensino da Matemática - ATENEU (2013). Mestre em Engenharia Civil (Geotecnia) / Universidade Federal do Ceará (2015). Servidor Federal desde 2011 na Universidade Federal do Ceará - Técnico de Laboratório de Construção Civil. 

Alfran Sampaio Moura, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1994), graduação em Licenciatura Plena Em Disciplinas Específicas pela Universidade Estadual do Ceará (2000), mestrado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC) e leciona no Mestrado em Geotecnia do POSDEHA - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental e Geotecnia da UFC. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Fundações e Escavações, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundações de edifícios, Fundações de aerogeradores, investigação geotécnica e mecânica dos solos. 

Andressa de Araújo Carneiro, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui Graduação em Geologia (UFC/2010) e Mestrado em Engenharia Civil / Geotecnia (UFC/2013). É Professora do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) desde 2014 e atualmente cursa o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da Universidade de Brasília (UnB). Participa do Grupo de Pesquisa "Comportamento de Novos Materiais Geotécnicos para Aplicação em Pavimentação e Engenharia Geotécnica" e projetos de pesquisa relacionados, na UnB. Possui publicações em eventos e periódicos da área. 

Publicado
01-09-2020
Como Citar
PIMENTEL, H. W.; MOURA, A. S.; CARNEIRO, A. DE A. PROPOSTA DE UMA CARTA GEOTÉCNICA PRELIMINAR DE FUNDAÇÕES PARA A REGIÃO CENTRO-NORTE DE FORTALEZA-CE. Revista de Geociências do Nordeste, v. 6, n. 2, p. 83-90, 1 set. 2020.
Seção
Artigos