Uso da banda termal do TM/Landsat 5 e NDVI no Mapeamento Digital de Solos do Delta do Parnaíba – Piauí

Autores

  • João Victor Alves Amorim Universidade Federal do Piauí
  • Gustavo Souza Valladares Universidade Federal do Piauí
  • Francisco John Lennon Tavares da Silva
  • Janaira Marques Leal Universidade Federal de Goiânia

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2019v5n0ID18414

Resumo

O litoral do Piauí apresenta grande diversidade de ecossistemas frágeis e materiais pouco consolidados, onde diversos processos erosivos e de deposição atuam sobre ele, caracterizando um ambiente altamente dinâmico. Além disso, as planícies vegetadas do Delta do Parnaíba apresentam alto valor paisagístico e turístico. Tais fatores justificam o mapeamento dos solos, visando sua conservação e monitoramento. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo mapear os solos do Delta do Parnaíba, através da aplicação de duas variáveis oriundas de uma imagem orbital: banda termal e NDVI. O mapa de temperatura foi confeccionado utilizando as imagens do sensor Thermal Mapper, do satélite Landsat 5. O NDVI foi gerado a partir da razão das bandas vermelha e infravermelho próximo. Os solos foram descritos e coletados em campo por meio da análise de trincheiras, minitrincheiras e tradagens, de acordo com o que preconiza o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Com base nos resultados, observa-se uma relação entre a cobertura vegetal e a temperatura da superfície, principalmente nas áreas de Planície Flúvio-Marinha e Planície e Terraço Fluvial, onde há predominância de solos com caráter hidromórfico. Ressalta-se que a banda termal e o NDVI mostraram-se atributos promissores no Mapeamento Digital de Solos de ambientes litorâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Victor Alves Amorim, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Geografia (PPGGEO/UFPI).

Gustavo Souza Valladares, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Agronomia (UFRRJ), Docente do Curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí e do Programa de Pós-Graduação em Geografia PPGGEO/UFPI.

Francisco John Lennon Tavares da Silva

Mestre em Geografia (PPGGEO/UFPI)

Janaira Marques Leal, Universidade Federal de Goiânia

Doutoranda em Geografia (IESA/UFG).

Downloads

Publicado

05-10-2019

Como Citar

AMORIM, J. V. A.; VALLADARES, G. S.; SILVA, F. J. L. T. da; LEAL, J. M. . Uso da banda termal do TM/Landsat 5 e NDVI no Mapeamento Digital de Solos do Delta do Parnaíba – Piauí. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 5, p. 17–29, 2019. DOI: 10.21680/2447-3359.2019v5n0ID18414. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18414. Acesso em: 26 abr. 2024.