VARIABILIDADE ESPACIAL DA UMIDADE E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DO SOLO EM VALE ALUVIAL UTILIZANDO TÉCNICAS GEOFÍSICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n1ID18484

Resumo

Os métodos de indução eletromagnética na agricultura de precisão possuem alto potencial em aplicações voltadas para estudos da variabilidade espacial da salinidade e umidade do solo. O objetivo deste trabalho foi verificar o desempenho do EM38® em vale aluvial no semiárido para fins de aplicação de agricultura de precisão, e avaliar a dinâmica e dependência espacial da umidade e da condutividade elétrica em diferentes profundidades do solo. A área de estudo está localizada no município de Parnamirim, Pernambuco, no Campus Avançado de Agricultura Irrigada de Parnamirim da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Duas malhas regulares foram adotadas, uma de 10 x 10 m para amostragem de condutividade elétrica aparente do solo (CEa) estimada com o aparelho EM38® e outra de 20 x 10 m para amostragem de solo, para determinação da umidade, salinidade, silte e argila nas camadas de 0-0,3 m, 0,3-0,6 m e 0,6-0,9 m. Informações diretas e indiretas foram utilizadas nas análises geoestatísticas, construção de semivariogramas e krigagem de mapas. O Grau de Dependência Espacial dos atributos avaliados variou entre forte e moderado. Maior umidade na camada mais profunda do solo foi constatada, as maiores CEa foram encontradas na camada 0,3-0,6 m. O EM38® mostrou-se eficiente na estimativa da condutividade elétrica do solo, e possibilitou a validação de modelo de regressão previamente calibrado na mesma área, em período com restrição hídrica no solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Abraão Costa Lins, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde também concluiu o Mestrado. É Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 2015. Tem suas principais pesquisas científicas voltadas para o semiárido brasileiro nas áreas de geoprocessamento, sensoriamento remoto, geoestatística, uso e ocupação do solo, agrometeorologia, análise de eventos extremos, recursos hídricos, processamento e análise de dados para modelagem hidrológica, com a utilização do software Soil and Water Assessment Tool (SWAT). É integrante do Laboratório de Água e Solo (LAS) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Iug Lopes, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2014) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2016). Atualmente é doutorando da Universidade Federal Rural de Pernambuco e professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Bom Jesus da Lapa. Atuando principalmente nos seguintes temas: recursos naturais, solos, precipitação, degradação e regime pluviométrico. 

Abelardo Antônio de Assunção Montenegro, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Hidráulica e Saneamento São Carlos pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Water Resources - University of Newcastle Upon Tyne (1997). Tem pós-doutorado em modelagem hidrologica pelo Centre for Ecology and Hydrology de Wallingford, Inglaterra (2008). Pesquisador Visitante da Universidade Federal de Viçosa-MG, em 2011, desenvolvendo estudos em Geoestatística Aplicada. Pesquisador Visitante da Universidade de Coimbra, Portugal, em 2012, abordando investigações hidrológicas e hidrossedimentológicas com chuvas simuladas. É professor titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE. Tem experiência na área de Recursos Hídricos e Engenharia Agrícola e Ambiental, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: semi-árido, manejo de bacias hidrográficas, hidrologia experimental e numérica, hidráulica, dinâmica de umidade do solo, serviços ambientais, saneamento e reuso de águas de qualidade inferior na agricultura, dessalinizadores e aproveitamento integrado de concentrados, conservação de água e solo, geoestatística, qualidade de água, salinidade, recarga em aluviões e agricultura familiar. Foi Coordenador Geral de Pesquisa da UFRPE entre 2014 e 2016. Foi também Coordenador de atividades acadêmicas e tecnológicas nos Campi Avançados da UFRPE, entre 2016 e 2019. 

Publicado

23-06-2020

Como Citar

LINS, F. A. C.; LOPES, I.; MONTENEGRO, A. A. de A. VARIABILIDADE ESPACIAL DA UMIDADE E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DO SOLO EM VALE ALUVIAL UTILIZANDO TÉCNICAS GEOFÍSICAS. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 56–63, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n1ID18484. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18484. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos