Patrimônio Geológico do Litoral da Região Metropolitana de Maceió – RMM, Estado de Alagoas, Nordeste do Brasil

Autores

  • Bruno Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Thiago Cavalcante Lins Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Matheus de Araujo Soares Universidade Federal de Alagoas
  • José Ferreira dos Santos Júnior Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2019v5n2ID18737

Resumo

Este estudo apresenta e discute a geodiversidade costeira da Região Metropolitana de Maceió - RMM, utilizando como metodologia duas etapas distintas e complementares, inventário e avaliação quantitativa dos geossítios. Para isso, 20 áreas amostrais foram escolhidas como representativas da geodiversidade local. Com esses dados, foi possível classificar essas áreas de acordo com seu valor científico e riscos de degradação, apontando 6 tipos genéticos-funcionais. Os geossítios analisados ??estão estruturados em grupos morfológicos muito variados, cordões arenosos, terraços marinhos, manguezais e áreas de transição. Das áreas mapeadas, 55% possuem valor científico médio a alto, relacionado a áreas com boa conservação, representando os melhores exemplos regionais de suas características geoambientais. Com relação ao risco de degradação, cerca de 65% dos geossítios apresentam risco médio a alto de degradação, intimamente relacionado à densidade populacional, sem proteção legal efetiva. A aplicação da metodologia permitiu a obtenção de resultados promissores, possibilitando a descrição e avaliação detalhada dos geossítios. No entanto, dada a diversidade de elementos observados, a área demanda novos estudos, com inserções de novos locais e descrições mais aprofundadas, tendo em vista o desenvolvimento de novas etapas de estudo da geodiversidade mapeada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões. Mestre e Doutor em Geociência pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Thiago Cavalcante Lins Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alagoas - PPGG/UFAL. Graduado em Geografia (Licenciatura) pela UFAL.

Matheus de Araujo Soares, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simôes.

José Ferreira dos Santos Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões.

Downloads

Publicado

18-12-2019

Como Citar

FERREIRA, B.; LINS SILVA, T. C.; DE ARAUJO SOARES, M.; FERREIRA DOS SANTOS JÚNIOR, J. Patrimônio Geológico do Litoral da Região Metropolitana de Maceió – RMM, Estado de Alagoas, Nordeste do Brasil. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 108–130, 2019. DOI: 10.21680/2447-3359.2019v5n2ID18737. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18737. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos