ANÁLISE DE NDVI E TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE UTILIZANDO A PLATAFORMA DO GOOGLE EARTH ENGINE EM ÁREA DE SAVANA AMAZÔNICA E FLORESTA SECUNDÁRIA, NO MUNICÍPIO DE VIGIA – PA

Resumo


A Savana Amazônica é um ecossistema com carência de estudos científicos sobre os efeitos das mudanças de uso da terra e da temperatura da superfície terrestre. Além disso, as florestas secundárias na Amazônia são áreas que podem ser afetadas pelas mudanças de uso da terra, haja vista o seu relacionamento fronteiriço com a savana. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo: i) analisar o Índice da Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) em regiões de Savana amazônica e floresta secundária e ii) verificar o comportamento da temperatura superficial da terra no município de Vigia, Estado do Pará utilizando a plataforma Google Earth Engine (GEE). Justifica-se a escolha do município de Vigia devido o seu território comportar ecossistemas de savana e floresta secundária e sofrer pressões humanas devido à inflexão de atividades agropecuárias ao longo dos anos. Os resultados do estudo revelaram que as temperaturas da superfície terrestre em Vigia giram em torno dos 28,91°C (mínima) e 31,71°C (máxima). Além disso, os NDVI próximos de 1 em áreas de floresta secundária, exceção do ano de 2014 (0,23) mostram que apesar das mudanças antrópicas na terra, o ecossistema conserva boa parte de sua vegetação, onde a plataforma GEE se mostra capaz de auxiliar no planejamento e monitoramento de áreas de savana e floresta secundária. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane da Costa Cavalcante, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (2017), onde foi monitora nas disciplinas de Resíduos Sólidos e Perigosos, Recuperação de Áreas degradadas, Planejamento Urbano e Qualidade da Água( entre 2015 e 2017). Atuou com consultoria ambiental em Castanhal - PA. Mestrado pelo programa de Ciências Ambientais - UFPA, atuando nas áreas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, voltadas ao uso e manejo de ecossistemas naturais e antropizados.

Crislayne Azevedo Almeida, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais na Universidade Federal do Pará (2018). Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Thiago Bandeira Castelo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorando em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia, Desenvolvimento Econômico, Território e Meio Ambiente (PPGE) na Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) em Convênio UFPA/EMBRAPA/MPEG (2019) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará, UFPA (2014). Atuou como bolsista desde a graduação pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq na UFPA e pelo Programa de Bolsas de Extensão (PIBEX) na UFPA. Ainda na academia, trabalhou no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), fazendo parte do grupo de pesquisa em Desenvolvimento e Uso dos Recursos Naturais na Amazônia. Tem experiências em pesquisa em Economia e Meio ambiente, Agricultura e Uso do Solo e Legislação e Gestão dos Recursos Florestais. Possui interesse pelos seguintes temas: Métodos Quantitativos de Avaliação de Políticas Públicas; Legislação Florestal; Políticas Ambientais e Mudanças Climáticas (ênfase nos eventos extremos) na Amazônia.

Publicado
29-06-2020
Como Citar
CAVALCANTE, J. DA C.; ALMEIDA, C. A.; BANDEIRA CASTELO, T. ANÁLISE DE NDVI E TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE UTILIZANDO A PLATAFORMA DO GOOGLE EARTH ENGINE EM ÁREA DE SAVANA AMAZÔNICA E FLORESTA SECUNDÁRIA, NO MUNICÍPIO DE VIGIA – PA. Revista de Geociências do Nordeste, v. 6, n. 1, p. 64-70, 29 jun. 2020.
Seção
Artigos