ÁREAS DE PROPENSÃO A SECA NO ESTADO DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE ESPACIAL DOS DECRETOS DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E A ATUAÇÃO DA OPERAÇÃO PIPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n1ID19035

Resumo

As terras secas são espaços naturais com paisagens marcadas pela escassez hídrica. O atual contexto mundial de mudanças climáticas, essas regiões apresentam tendência ao aumento na ocorrência e magnitude de fenômenos como a estiagem e seca. Os municípios do Semiárido brasileiro possuem maior recorrência destes fenômenos. O Estado brasileiro tem atuado através de ações e políticas públicas que auxiliam esses municípios e suas populações no enfrentamento e convivência a esses fenômenos e seus efeitos. Entre essas, destaca-se a Operação Pipa (OP), que possibilita o acesso à água potável. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise espacial e comparativa entre os decretos de Situação de Emergência (SE)/Estado de Calamidade Pública (ECP) e a atuação da OP na Paraíba nos anos de 2012-2016. A metodologia empregada foi a Análise Espacial e Cartográfica que utilizou as informações da OP, oriundas do Comando Militar do Nordeste, e os decretos de SE/ECP por estiagem/seca, disponíveis no S2iD do Ministério do Desenvolvimento Regional. Os resultados indicam a extensão e os impactos da última grande seca, o qual mais de 90% dos municípios do estado tiveram as SE reconhecidas, já em relação à OP, esta esteve presente em mais de 70% dos municípios da Paraíba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago da Silva Farias, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Técnico em Controle Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é Mestrando em Geografia, sob o enfoque da Gestão do Território e Análise Geoambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (PPGG-UFPB). Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integrante do Laboratório de Estudo e Gestão em Água e Território (LEGAT). Foi Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq). Atua e desenvolve pesquisas nas áreas da Análise Ambiental e Gestão Territorial dos Recursos Hídricos. 

Publicado

29-06-2020

Como Citar

FARIAS, T. da S. ÁREAS DE PROPENSÃO A SECA NO ESTADO DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE ESPACIAL DOS DECRETOS DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E A ATUAÇÃO DA OPERAÇÃO PIPA . Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 71–79, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n1ID19035. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/19035. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos