AVALIAÇÃO QUALITATIVA DO PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO DO SPIT DE GALINHOS, PORÇÃO NORTE DA ZONA COSTEIRA DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n2ID19834

Resumo

Na década de 1990, no auge das discussões a respeito da exploração dos recursos naturais e da busca pelo desenvolvimento sustentável, surge o termo geodiversidade. Inicialmente o mesmo foi utilizado nos estudos geológicos e geomorfológicos para descrever características físicas do planeta. Desde então, pesquisas desenvolveram-se com o objetivo de apresentar às sociedades elementos abióticos com importância científica, educativa, turística, cultural, econômica, entre outras. Nessa perspectiva destaca-se o litoral, composto por elementos de beleza cênica indiscutível, que promove o desenvolvimento de atividades focadas na apreciação de elementos geomorfológicos como dunas, praias, falésias, por exemplo. Assim, esse trabalho teve como objetivo avaliar o Patrimônio Geomorfológico do spit de Galinhos-RN, representada por elementos abióticos com características inerentes à temática apresentada. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e análise de fotografias da área para a seleção dos elementos e a inventariação, realizada por meio da aplicação da ficha de caracterização da geodiversidade. Com isso, concluiu-se que o spit de Galinhos é composto de elementos representativos da geodiversidade local como praias, dunas e recifes que se configuram como fundamentais para o desenvolvimento econômico do município em função, principalmente, da atividade turística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Vitórias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atuou como bolsista voluntária no projeto Levantamento Geoambiental do Litoral do Estado do Rio Grande do Norte - análise da paisagem e da erosão costeira por um ano (2012). Mestre em Geografia, com pesquisa no âmbito da temática Geodiversidade, trabalhando a inventariação e quantificação da natureza abiótica do spit de Galinhos, litoral do RN.

Zuleide Maria Carvalho Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pós-Doutora pela UFRN. Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997) e Doutorado em Programa de Pós Graduação em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente sou Professora Titular do Departamento de Geografia da UFRN. Tenho experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Paisagem Costeira, Ambiente Costeiro, Praia de Ponta Negra, Monitoramento Ambiental, Uso e Ocupação do Solo e Geodiversidade. 

Marcos Antônio Leite do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), com mestrado (2000) e doutorado (2003) em Geodinâmica pela UFRN. Foi geólogo do Serviço Geológico do Brasil - CPRM entre 2007 e 2009, onde coordenou o Projeto Monumentos Geológicos do Rio Grande do Norte e foi membro suplente da CPRM na Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleontológicos - SIGEP. Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Geologia da UFRN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Ígnea, Geologia de Campo, Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo. Pesquisa em temas como Levantamento do Patrimônio Geológico Potiguar com fins a Geoconservação; Geoparque Aspirante Seridó e Magmatismo Ediacarano no Rio Grande do Norte. É autor de vários artigos científicos nacionais e internacionais, publicou o primeiro livro brasileiro dedicado ao tema ?Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo: trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico?, além do livro "Geodiversidade na Arte Rupestre no Seridó Potiguar", dentre outros como coautor. 

Publicado

30-12-2020

Como Citar

SILVA, M. das V. da; LIMA, . Z. M. C.; NASCIMENTO, M. A. L. do. AVALIAÇÃO QUALITATIVA DO PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO DO SPIT DE GALINHOS, PORÇÃO NORTE DA ZONA COSTEIRA DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 309–318, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n2ID19834. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/19834. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos