ESTRUTURAÇÃO REGIONAL PRÉ-CRETÁCICA DA IBIAPABA, NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n1ID19849

Resumo

A Ibiapaba apresenta lacunas em sua história natural e, por conseguinte, há a necessidade de um maior conhecimento sobre sua geomorfologia. Uma etapa importante para o preenchimento dessa lacuna passa pelo conhecimento da estruturação dos substratos geológicos dos relevos que a compõem, na região noroeste do estado do Ceará. Mais do que influenciar, os aspectos litológicos, tectônicos e cronoestratigráficos, mesmo antigos, influenciam e, por vezes, até condicionam o arranjo geomorfológico em escala regional, o que ocorre na Ibiapaba. Sendo assim, o objetivo principal desse trabalho é analisar os condicionamentos geológicos da estruturação regional de idade pré-cretácica na geomorfologia da Ibiapaba em sua porção setentrional, região noroeste do estado do Ceará. Metodologicamente foram utilizados os pressupostos teóricos da ciência geomorfológica, com ênfase na análise morfoestrutural. Tecnicamente, o contingente metodológico se apoiou nas etapas de gabinete, com detalhados e criteriosos levantamentos bibliográfico e cartográfico, na realização de levantamentos de campo e na análise integrada de todos os dados na etapa de laboratório, com ênfase nos mapeamentos temáticos da Ibiapaba e região. Os resultados alcançados permitem fazer uma análise dos condicionantes geológicos de idade pré-cretácica para o quadro geomorfológico da Ibiapaba, condição básica para o conhecimento do relevo e seus aspectos evolutivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Martins de Moura-Fé, Universidade Regional do Cariri - URCA

Geógrafo. Doutorado em Geografia na Universidade Federal do Ceará (UFC, 2015). Professor do Depto. de Geociências da Universidade Regional do Cariri (DEGEO/URCA). Chefe de Departamento e membro da Comissão de Pesquisa do DEGEO. Docente do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos - MPGNT/UECE. Líder do Grupo de Pesquisa - NIGEP (Núcleo de Estudos Integrados em Geomorfologia, Geodiversidade e Patrimônio). Tem experiência na área de Geociências / Geografia Física, especialmente em Geomorfologia Estrutural e Ambiental, aplicadas em projetos de pesquisa e extensão sobre Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo, Geoeducação e Geocultura, desenvolvidos no estado do Ceará e adjacências, com ênfase nas regiões da Ibiapaba e do Araripe. Editor do setor de Estudos Ambientais da Revista Brasileira de Geografia Física (UFPE - Qualis B1) e membro do Conselho Editorial e da Comissão Editorial da revista Ciência e Sustentabilidade (UFCA). Finalista do 4° Prêmio Prof. Aziz Nacib Ab' Saber de Melhor Tese em Geomorfologia do Brasil - 2016, da União da Geomorfologia Brasileira - UGB.

Publicado

30-06-2020

Como Citar

MOURA-FÉ, M. M. de. ESTRUTURAÇÃO REGIONAL PRÉ-CRETÁCICA DA IBIAPABA, NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 80–89, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n1ID19849. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/19849. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos