MAPEAMENTO E ANÁLISE MORFOESTRUTURAL DO MACIÇO DE JOÃO DO VALE (RN-PB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n1ID20033

Resumo

Na Província Borborema, diversos maciços capeados por arenitos cenozoicos alçados a cotas de cerca de 750 m de altitude são apontados como indicadores de atividade neotectônica. Dentre esses maciços, a Serra de João do Vale permanece como o mais desprovido de estudos. O estudo dos lineamentos estruturais na área é importante para a identificação de pistas sobre o atual quadro morfoestrutural da Serra de João de Vale herdado de movimentações tectônicas cenozoicas. Sabendo-se disso, objetivou-se neste trabalho apresentar um mapeamento morfoestrutural preliminar para o referido maciço, baseado nas relações em superfície entre os lineamentos estruturais, os litotipos predominantes e as amplitudes topográficas relativas locais. Para conseguir isso se fez uso de técnicas de sensoriamento remoto. Identificou-se a ocorrência de sete compartimentos morfoestruturais. Espera-se que este trabalho seja o passo inicial para futuros trabalhos na região mais aprofundados no quadro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Licenciando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Mestrado em Geografia pelo mesmo programa. Graduado em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ensino Superior do Seridó (Caicó-RN). Possui experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia Estrutural e Tectônica, Geomorfologia Costeira e Análise Integrada da Paisagem. Integra o Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro (GEQUA) e o Laboratório de Geomorfologia do Quaternário da UFPE.

Diogo Bernardino Santos de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Diogo Bernardino Santos de Medeiros nasceu aos 09 de abril de 1996. É Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE/CCHLA, 2019), onde também graduou-se como Bacharel em Geografia (DGC/CERES, 2016) e, desde 2017, cursa a Licenciatura Plena em Geografia (DGC/CERES). Atua como pesquisador no Laboratório de Geoprocessamento e Geografia Física - LAGGEF, ligado ao Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN, no qual, conjuntamente, desenvolve atividades de bolsista-monitor. Durante o mestrado, foi Bolsista de Pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/UFRN. Sua produção científica é caracterizada pela busca da superação da dualidade Geografia Física-Geografia Humana, seja quando trabalha sob a perspectiva da Análise Integrada da Paisagem (Escola Francesa) ou, mesmo, quando se envereda pelas seguintes temáticas: Formação Econômica e Territorial, Cartografia Histórica, Valorização do Espaço e Recursos Naturais, Epistemologia da Ciência Geográfica (etc.). Ademais, adentra no campo da Filosofia da Ciência, no estudo do Determinismo (lato sensu); ao ramo da Cartografia/Geotecnologias; e ao Ensino de Geografia: teve experiências no Magistério Superior (Docência Assistida) e no Ensino Básico (estágios). Para mais, tem interesse em música, literatura, ciência e cinema, em geral.

Clístenes Teixeira Batista, ENVI & TEC

Possui graduação em Geografia (Licenciatura Plena em 2006 e Bacharelado em 2007) pela Universidade Estadual do Ceará ? UECE, Concluiu mestrado e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2010 e 2014, respectivamente). No ensino, atuou com Geoestatística, Pedologia e Recursos Naturais na UFRN e Mecânica de Solos na Unichristus. Como pesquisador, tem interesse em linhas ligadas à Recursos Naturais, Geomorfologia Estrutural, Mapeamento Geotécnico e Geotecnologias. Atualmente é consultor em geotecnologias e meio ambiente e sócio administrador da empresa ENVI & TEC onde atua com aerofotogrametria, topografia e georreferenciamento. Paralelamente à atuação acadêmica e empresarial, tem interesse em economia e energias renováveis.

Downloads

Publicado

06-03-2020

Como Citar

OLIVEIRA, G. P. de; MEDEIROS, D. B. S. de .; TEIXEIRA BATISTA, C. MAPEAMENTO E ANÁLISE MORFOESTRUTURAL DO MACIÇO DE JOÃO DO VALE (RN-PB). Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 18–27, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n1ID20033. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/20033. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos