PLANEJAMENTO AMBIENTAL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS SEMIÁRIDAS DO NORDESTE BRASILEIRO

Resumo

O planejamento categorização e enquadramento de bacias hidrográficas semiáridas no nordeste brasileiro torna-se imprescindível tendo como escopo assegurar às águas qualidade compatibilizada com os usos mais diversificados a que estas forem destinadas. As pesquisas voltadas para o planejamento e ordenamento territorial através de estudos ambientais integrados no contexto de bacias hidrográficas, podem ser fundamentais para as políticas públicas que visem um melhor uso e ocupação do território, procurando adequar-se ao desenvolvimento sustentável. Desta maneira a Política Nacional de Recursos Hídricos vem sendo aprimorada por meio da legislação dos recursos hídricos através da apoio de órgãos estaduais que estabelecem segurança à política dos mananciais dos estados da federação brasileira.

Palavras-chave: Bacias hidrográficas, planeamento ambiental, semiárido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernane Cortez Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

outor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2012) Pós-Doutorado em Geografia "Educação Ambiental Aplicada a Gestão Territorial em Comunidades Ribeirinhas e Litorâneas" pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Possui graduação em Geografia/Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Especialização em Botânica pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Mestrado Acadêmico em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (20004). Pesquisador do CNPq, Líder do Grupo de Pesquisa Planejamento e Gestão em Bacias Hidrográficas. Atualmente é professor Adjunto K da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA com experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacias Hidrográficas, Meio Ambiente, Degradação Ambiental, Planejamento Ambiental e EIA/RIMA. Professor e Orientador do Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. 

Publicado
01-09-2020
Como Citar
LIMA, E. C. PLANEJAMENTO AMBIENTAL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS SEMIÁRIDAS DO NORDESTE BRASILEIRO. Revista de Geociências do Nordeste, v. 6, n. 2, p. 91-94, 1 set. 2020.
Seção
Artigos