ÍNDICE DE GEODIVERSIDADE DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA, CEARÁ, BRASIL

Resumo


A quantificação da geodiversidade, definida pela variedade de elementos abióticos e processos associados, é uma ferramenta importante na distinção de locais mais ou menos geodiversos. O presente artigo apresenta como objetivo aplicar um índice de geodiversidade ao território do Parque Nacional de Ubajara, Ceará. A metodologia partiu do levantamento de referencial teórico e dados cartográficos. Posteriormente foi empregada uma metodologia de quantificação difundida em escala nacional e confeccionados mapas temáticos para melhor exposição dos resultados. O índice demonstrou que as áreas mais geodiversas estão localizadas na porção central do Parque Nacional de Ubajara, zona caracterizada pelo degrau geomorfológico entre o Glint da Ibiapaba e a Superfície Sertaneja. Essa descontinuidade do relevo influencia na organização da rede de drenagem, na configuração dos solos e nas unidades morfológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suedio Alves Meira, Universidade Federal do Ceará- UFC

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceara (UFC), com período sanduíche na Universidad de Zaragoza (Espanha) com Bolsa do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em sua tese realizou pesquisa sobre o planejamento do Geopatrimônio do Parque Nacional de Ubajara, Ceará. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com dissertação sobre o Patrimônio Geológico do Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com dois período sanduíche no exterior, o primeiro alocado no curso de Geografia e Planeamento da Universidade do Minho, Portugal (Bolsa Santander Luso-Brasileiro, 2012) e no segundo período alocado no curso de Geologia, também na Universidade do Minho (Bolsa Ciência sem Fronteiras, 2012-2013). Atualmente é professor substituto do Instituto Federal do Piauí (campus Corrente). Apresenta afinidade e trabalhos nas temáticas relativas ao Geopatrimônio, Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo, Geomorfologia, Geotecnologia e Pedologia. 

Edson Vicente da Silva , Universidade Federal do Ceará

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

Publicado
22-07-2021
Como Citar
MEIRA, S. A.; DA SILVA , E. V. ÍNDICE DE GEODIVERSIDADE DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA, CEARÁ, BRASIL. Revista de Geociências do Nordeste, v. 7, n. 2, p. 35-40, 22 jul. 2021.
Seção
Artigos