DESEMPENHO DE PLACAS DE FLUXO DE CALOR NO SOLO EM ÁREA COM CAPIM BRAQUIÁRIA

Resumo

As placas de fluxo de calor no solo são utilizadas em estudos de balanço de energia e demanda hídrica. Objetivou-se, com este estudo avaliar dois diferentes modelos de placas de fluxo de calor no solo, HFT3.1 e HFP01, denominadas REBS e HUKS para período de solo seco na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Campus Cruz das Almas, entre outubro e dezembro de 2015. Os valores R², para o período de solo seco, foram de 99,34; 96,86 e 99,04 % comparando placas do modelo HFT3.1 (REBS1 x REBS2), do modelo HFP01 (HUKS1 x HUKS2) e entre os modelos REBS e HUKS respectivamente. O modelo REBS apresentou maior amplitude de medição em relação ao modelo HUKS, sendo que a diferença pode ser atribuída às condições de instalação das placas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Chaves Couto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

É graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Vitória da Conquista (2014.1), com mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Tem conhecimento em Agronomia com enfase em agricultura irrigada e recursos hídricos, micrometeorologia, atualmente atuando no segmento dos temas de balanço de radiação, balanço de energia e fluxo de calor no solo. Tem experiência em Agronomia (fitotecnia), Agricultura de subsistência e Empreendedorismo Rural. Atua no desenvolvimento rural sustentável, recursos hídricos, nutrição de plantas e manejo fitossanitário das plantas, bem como assistência técnica e cursos de capacitação nas áreas citadas.

Aureo Silva de Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal do Ceará (1991), doutorado em Engenharia Agrícola e de Biossistemas pela Universidade do Arizona (1998) e pós-doutorado na Universidade de Idaho (Jan. 2009 - Jun. 2010). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Cruz das Almas. Tem atuado desde 2002 junto à FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia como consultor ad-hoc tendo sido por duas gestões (2005-2006 e 2007-2008) coordenador da Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação Científico-Tecnológica na área de Ciências Agrárias e Veterinárias da mesma fundação. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente em tópicos relacionados ao sistema solo-planta-atmosfera, agrometeorologia e sensoriamento remoto, com ênfase em agroecossistemas irrigados, tanto em escala local (parcela) quanto regional (bacia hidrográfica). Outras atividades relevantes incluem Vice-Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (mestrado e doutorado) da UFRB (Mar. 2014- Fev. 2016) e membro da Câmara Básica da FAPESB na área de Ciências Agrárias e Veterinárias (Mar. 2013- Dez. 2014). 

Tatyana Keyty de Souza Borges , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2005-2010) e curso Técnico em Segurança do Trabalho (2004-2006) pela Escola Técnica Regional - ETR. Mestrado em Engenharia Agrícola, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2011-2012). Doutorado no programa de Engenharia Agrícola na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2013-2017). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri. Tem experiência na área de Microbiologia do solo (fixação biológica de nitrogênio, simbiose radicular, biodiversidade, produção e eficiência de Biofertilizante - Bioprotetor com Quitosana na agricultura orgânica) e Engenharia Agrícola (manejo e conservação do solo e da água, semiárido, turbidez da água, sistema solo-planta-atmosfera, agrometeorologia e irrigação).

Monikuelly Mourato Pereira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Possui graduação em Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia-CE (IFCE) (2010). Mestrado em Engenharia Agrícola na Universidade Federal do Ceará (UFC) (2013). Atuou como Projetista e Gerente Técnica de serviços na Empresa Rain Bird RN (2013 a 2014). Atuou como docente das disciplinas de Agrometeorologia e Construções Rurais na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) 2018 e 2019, respectivamente.

Publicado
21-10-2020
Como Citar
COUTO, J. P. C.; OLIVEIRA, A. S. DE; BORGES , T. K. DE S.; PEREIRA, M. M. DESEMPENHO DE PLACAS DE FLUXO DE CALOR NO SOLO EM ÁREA COM CAPIM BRAQUIÁRIA. Revista de Geociências do Nordeste, v. 6, n. 2, p. 197-201, 21 out. 2020.
Seção
Artigos