EMISSÕES DE CO2 NO ENTORNO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO-GUARULHOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n2ID20620

Resumo

Os aeroportos são reconhecidamente grandes emissores de  Gases de Efeito Estufa (GEE’s), poluentes e ruídos. Assim, compreender as emissões provenientes  dos aeroportos pode contribuir para a elaboração de ações mitigadoras na temática do aquecimento global, relacionando as emissões antrópicas à intensificação do aquecimento do planeta já que o Dióxido de Carbono (CO?) é visto como o principal vilão no aumento da temperatura da Terra. A principal motivação deste estudo foi verificar os índices de concentração de CO? no entorno do AISP (Aeroporto Internacional de São Paulo). Para tanto, foram realizadas medições de CO? em diferentes pontos com o uso de  equipamentos portatéis (medidor de CO? e GPS de campo). Os dados coletados foram analisados em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica). Os resultados demonstraram que as emissões de Dióxido de Carbono no entorno do AISP oscilaram de 436 a 490 ppm/CO?. Tais emissões estão muito acima dos índices máximos constatados pela ONU no primeiro semestre de 2019, que alcançou uma média global de 409 ppm/CO?.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Nery dos Santos, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC São Paulo

Pós-Doutorado pela USP / Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental . Doutor em Geociências e Meio Ambiente - Unesp - Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro, SP. Geógrafo. Tem experiência nas áreas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado à Transportes Terrestres e Logística, Impactos Ambientais no Entorno de Grandes Aeroportos, Geociências e Meio Ambiente, com ênfase em Análise de Risco Ambiental. Atualmente, é Professor da Fatec - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, Unidades: São Paulo, Guarulhos e Tatuapé.

Bruno Yuiti Hori, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC São Paulo

Graduado em Tecnologia de Logística Aeroportuária pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo.

Diego Kauê Oliveira, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC São Paulo

Graduado em Tecnologia de Logística Aeroportuária pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo.

Victor Hugo Cordeiro Serafim, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC São Paulo

Graduado em Tecnologia de Logística Aeroportuária pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo.

Publicado

30-12-2020

Como Citar

SANTOS, D. N. dos; HORI, B. Y.; OLIVEIRA, D. K.; SERAFIM, V. H. C. EMISSÕES DE CO2 NO ENTORNO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO-GUARULHOS. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 302–308, 2020. DOI: 10.21680/2447-3359.2020v6n2ID20620. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/20620. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos