OS RISCOS RELACIONADOS AO CARSTE NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2021v7n1ID21228

Resumo

O presente manuscrito constitui uma abordagem teórica sobre os riscos relacionados ao ambiente cárstico no Nordeste Brasileiro, discutido no âmbito de uma mesa redonda na ocasião do I Simpósio de Redução de Riscos e Desastres, ocorrido entre os dias 05 e 08 de novembro 2019, promovido pelo grupo de pesquisa em gerenciamento de riscos e desastres (GENAT), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O teve como objetivo abordar os riscos relacionados as áreas cársticas no Nordeste Brasileiro. Foram abordados a exploração das águas subterrâneas e a poluição dos aquíferos cársticos como principais fatores de riscos nesses ambientes no contexto do Noreste do Brasil, além dos elementos relacionados a ocupação inadequada, assim como ocorre em outros ambientes. A base teórica para essa discussão partiu da análise de pesquisas que abordam essa temática na referida região geográfica brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Lima dos Santos, Secretaria de Educação do Estado da Paraíba

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2013), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2016) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2020). Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual da Paraíba e professor da rede estadual de ensino do Estado da Paraíba. Tem experiência na área de geografia, com ênfase em geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia cárstica, risco, erosão, estudos de bacias hidrográficas e ensino de geografia.

Saulo Roberto de Oliveira Vital, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I.

Graduado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Geografia e Doutor em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professor Adjunto II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lotado no Departamento de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (DGEOC/CCEN). Atua como Professor e Pesquisador Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFPB (PPGG) e da UFRN (GEOCERES), Líder do Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Gestão dos Riscos Naturais (GENAT), Coordenador do Laboratório de Geomorfologia e Gestão dos Riscos (LAGERISCO) e Coordenador do Núcleo de Estudos e Ações em Urgências e Desastres (NEUD) - Biênio (2021-2023). Também é Secretário Geral da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Local Caicó - RN. Desenvolve pesquisas na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Geotecnologias, com interesse nas seguintes temáticas: vulnerabilidades e riscos naturais, morfodinâmica de áreas semiáridas, geomorfologia cárstica, cartografia geomorfológica e cartografia escolar. 

Downloads

Publicado

15-07-2021

Como Citar

SANTOS, C. L. dos; VITAL, S. R. de O. . OS RISCOS RELACIONADOS AO CARSTE NO NORDESTE BRASILEIRO. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 38–44, 2021. DOI: 10.21680/2447-3359.2021v7n1ID21228. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/21228. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ DO I SIMPÓSIO DE REDUÇÃO DO RISCO DE DESASTRES NA REGIÃO NORDESTE- CAICÓ