Uso de índices espectrais na caracterização da cobertura vegetal em região de Caatinga do Semiárido Baiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2022v8n2ID26864

Resumo

Diante da importância do bioma Caatinga, de levantar informações que contribuam com divulgação científica, monitoramento, conservação dos recursos naturais e o planejamento de políticas ambientais, objetivou-se caracterizar a cobertura vegetal e o fluxo de carbono do município de Central – Bahia, que apresenta uma extensa área ocupada por lavouras temporárias, por meio dos índices espectrais NDVI, SAVI, EVI e CO2Flux, para um período seco e um chuvoso de 2020. Foram utilizadas imagens do satélite Sentinel-2, processadas em ambiente SIG. Os resultados demonstraram que o período chuvoso apresentou maiores IV, principalmente NDVI e SAVI, com valores próximos a 1. O EVI chuvoso apresentou valores menores que os índices mencionados, no entanto, ainda superiores aos do período seco, que apresentaram valores predominantemente abaixo de 0,50, com exceção da região que abriga o Riacho Baixão do Gabriel. A área urbana foi bem discriminada nas imagens para o período chuvoso, mas não no seco. Zonas de menor altitude apresentaram maiores valores para os IV, enquanto as de maior altitude tiveram menores valores. O CO2Flux demonstrou que o sequestro de carbono foi mais eficiente no período chuvoso e a correlação entre os IV demonstrou uma relação forte entre eles, principalmente entre o NDVI e SAVI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robert Caetano, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT XXIV

Bacharel em Engenharia Sanitária e Ambiental (2021) pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT campus XXIV. Atuou no departamento como monitor bolsista e voluntário em projetos de pesquisa e extensão na área de: Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (2017); Tecnologia da Informação no Ensino de Matemática (2018); Biologia (2018). No campo do ensino atuou como monitor bolsista nos componentes curriculares: Cartografia e Geoprocessamento (2019), Física I (2019-2020) e Cálculo III (2021). Realizou estágio na Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Central-BA (2020). Atualmente desenvolve atividades como colaborador no projeto "Atividades Experimentais em Física como Ferramenta para o Estudo de Fenômenos Ambientais", sob a coordenação do Prof. Dr. Eduardo Moreira Damasceno, além de integrar o Grupo de Estudos em Biologia Sistêmica (GEBS), realizando trabalhos voltados ao Estudo das Estruturas e Dinâmicas de Vegetais da Caatinga.

Tâmara Bastos Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT XXIV

Bacharela (2014) em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestra em Ciências Ambientais (2016) pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais pela UESB. Professora Substituta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do curso de Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental e do curso de Especialização em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional. Experiência em Docência do Ensino Superior - Graduação.

Darcy Ribeiro de Castro, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT XXIV

Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Católica do Salvador-UCSAL (1994). É especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2000). É Mestre e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2010-2014) e Pós- Doutor nesta nesta mesma área (2020). É Professor Adjunto- B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na Graduação e Pós-graduação. Está vinculado aos Colegiados dos Cursos de Engenharia de Pesca (EP), Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA) e Pós-graduação em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional (EABCR)- UNEB, Campus XXIV, Xique-Xique-BA. É Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa Ambiental (NEPEA) no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Participa do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua nas linhas de pesquisa Educação e Cultura e Biodiversidade e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Biologia Geral, Meio Ambiente, Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia.

Nayanne Silva Benfica, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Engenheira Ambiental pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Na graduação, realizou intercambio na Universidad de la Costa, Colômbia. Especialização em Geotecnologia (2018), Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2018) e Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz. No âmbito da pesquisa, no mestrado investigou a ocorrência de queimadas nos biomas Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado e interferência climática. No doutorado, investiga interferência humana e climática no serviço ecossistêmico de sequestro de carbono. Possui experiência como analista ambiental e licenciamentos na competência municipal e estadual.

Publicado

18-08-2022

Como Citar

CAETANO, R.; BASTOS SILVA, T.; RIBEIRO DE CASTRO, D.; SILVA BENFICA, N. . Uso de índices espectrais na caracterização da cobertura vegetal em região de Caatinga do Semiárido Baiano. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 28–43, 2022. DOI: 10.21680/2447-3359.2022v8n2ID26864. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/26864. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos