Utilização da técnica de GPR (Ground Penetrating Radar) para a caracterização do Maciço Vitória (Espírito Santo, Sudeste do Brasil)

Use of the Ground Penetrating Radar Technique for the characterization of the Vitória Mass (Espírito Santo, Southeast of Brazil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2023v9n1ID26892

Resumo

Este estudo tem como objetivo caracterizar, através de método eletromagnético, a unidade geológica Maciço Vitória na região metropolitana de Vitória-ES, utilizando a técnica de GPR- Ground Penetrating Radar. Objetivos secundários visam investigar litotipos e estruturas geológicas, delimitar contatos entre aterros e embasamento Pré-Cambriano, investigar e descrever arranjos de estruturas geológicas e demonstrar a assinatura geofísica das unidades estudadas. A área de estudo corresponde a área do Parque Pedra da Cebola, que pertence a unidade Maciço Vitória, por sua vez a unidade fica localizada em Vitória, capital do Espírito Santo. Foram realizados 4 (quatro) perfis geofísicos, em diferentes orientações, de forma que as diferentes características de subsuperfície fossem abordadas e representadas no radargrama. A aquisição de GPR foi realizada com antena de 270 MHz (duzentos e setenta megahertz), o caminhamento foi realizado utilizando o método do afastamento constante onde as antenas permanecem a uma distância constante uma da outra. Os perfis de GPR foram processados através do programa RADAN7®, utilizando processamento avançado de dados até que a imagem obtida apresentasse refletores e anomalias bem demarcados. Os dados dos radargramas mostraram dois aspectos geológicos importantes: limite de unidades geológicas bastante delimitados e presença de estruturas geológicas. Foram encontras falhas e fraturas de direção NE-SW e secundariamente NNW-SSE e E-W, essas estruturas correspondem ao trend regional. Essas estruturas podem estar associadas a controles litoestruturais e tensões neotectônicas. O método demonstrou uma fácil e rápida aplicação, destacando-se aqui uma otimização de tempo e custo para análise de material em subsuperfície.

Palavras-chave: Ground Penetrating Radar; Fraturamento; Geofísica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Silva da Rocha, UFMG

Doutorando em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Geografia Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-graduado em Engenharia Geotécnica pela Faculdade Única. Pós-graduando em MBA em Gestão de Projetos pela USP. Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é consultor de projetos na LABMAR Geociências sendo responsável por projetos nas áreas de Sedimentologia, Geologia Ambiental, Mineração e Hidrodinâmica. Tem experiência em Geologia Ambiental, Geologia de Engenharia, Geoprocessamento, Hidrografia e docência técnica. 

Luiza Leonardi Bricalli, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui DOUTORADO em Geologia (UFRJ)-2011, com DOUTORADO SANDUÍCHE na Universidade de Roma (UNIROMA)-2009.MESTRADO em Geomorfologia (USP)-2006.Atualmente é Professora Adjunta da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES).Possui experiência em Neotectônica; Geologia; Geomorfologia; Sedimentologia e Sensoriamento Remoto.Domínio de Sistema de Informações Geográficas (SIG): softwares: ArcGis; Erdas; SID_3.14. Fluente em Italiano, com razoável nível de conversação e leitura em Inglês.

Patricio José Moreira Pires, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor adjunto do Departamento de engenharia civil da Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geotecnia ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: geotecnia experimental, recuperação de áreas degradadas, tratamento e disposição de resíduos sólidos.

Publicado

11-04-2023

Como Citar

SILVA DA ROCHA, D.; LEONARDI BRICALLI, L.; JOSÉ MOREIRA PIRES, P. Utilização da técnica de GPR (Ground Penetrating Radar) para a caracterização do Maciço Vitória (Espírito Santo, Sudeste do Brasil): Use of the Ground Penetrating Radar Technique for the characterization of the Vitória Mass (Espírito Santo, Southeast of Brazil) . Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 26–43, 2023. DOI: 10.21680/2447-3359.2023v9n1ID26892. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/26892. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos