Compartimentação das unidades de relevo e formas de uso da terra em um setor da escarpa oriental do Planalto da Borborema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2022v8n2ID29219

Resumo

O presente trabalho propõe uma compartimentação das unidades de relevo em um setor do Nordeste oriental brasileiro, com base na compartimentação geomorfológica como elemento chave para a estruturação da paisagem regional. Foi utilizada a proposta de mapeamento geomorfológico da União Geográfica Internacional (UGI) em meso-escala (Demek, 1972), que possibilitou uma análise integrada da paisagem que perpassa pelas geoformas, hipsometria, dados litoestratigráfico e aspectos físicos da rede de drenagem. Para o mapeamento de uso e cobertura da terra, foram utilizados os níveis de classe II e III do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As unidades de relevo foram distribuídas a partir da ancoragem sobre duas morfoestruturas (o Planalto da Borborema e o seu Piemonte). No tocante ao modelado, foram identificadas cinco unidades de relevo, enquanto para as categorias de uso da terra, foram definidos cinco níveis de classes. Os resultados apontam uma relação sinérgica entre as unidades morfológicas, os tipos de uso e ocupação da terra predominantes e a morfodinâmica superficial resultante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Lucas Cândido de Farias, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Antônio Carlos de Barros Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor associado do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); pós-doutor em Geografia.

Simone Cardoso Ribeiro, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professora associada do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Publicado

17-11-2022

Como Citar

FARIAS, P. L. C. de; CORRÊA, A. C. de B.; RIBEIRO, S. C. . Compartimentação das unidades de relevo e formas de uso da terra em um setor da escarpa oriental do Planalto da Borborema. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 126–135, 2022. DOI: 10.21680/2447-3359.2022v8n2ID29219. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/29219. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos